Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muitas pancadas de chuva e risco de chuva forte nesta terça

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e nuvens carregadas crescem sobre quase todo o país Brasil e provocam fortes pancadas de chuva, com muitos raios.

 

Neste início de semana, uma frente fria avança pelo litoral do Sul do Brasil e aumenta as condições para chuva nos três estados da Região. Entre esta terça-feira e a sexta-feira, esta frente fria vai avançar pelo litoral da Região Sudeste.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam a chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil

 

Brasil tem muitas pancadas de chuva nesta terça e há risco de chuva forte (Foto: Getty Imagens)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 05/03/2024 - terça-feira

 

 

Região Sul

 

Nova frente fria avança pelo litoral da Região Sul aumentando as condições para chuva nos três estados.  O calor diminui com a entrada de ar frio de origem, muita nebulosidade e a chuva. 

 

No estado de Santa Catarina, no sudoeste, centro, sul e leste litoral do Paraná, o tempo fica bastante instável, com chuva a qualquer hora, que pode ser forte inclusive na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba, Já no centro-norte e noroeste do Paraná, o tempo também pode chover a qualquer hora e há risco de chuva forte, mas o sol ainda aparece um pouco. 

 

O norte do Rio Grande do Sul tem pancadas de chuva e períodos com sol, mas a chuva deve parar à noite. A chuva também deve ir parando à noite em Santa Catarina, mas fica mais forte  no Paraná.

 

Atenção para o mar agitado na costa da Região Sul com ondas de até 2,5 metros e risco de ressaca.

 


Região Sudeste

 

Nuvens carregadas crescem sobre o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que predomina na Região. Mas nesta terça-feira, as condições para chuva aumentam em São Paulo por causa da chegada de uma frente fria

 

Em quase toda a Região Sudeste, incluindo a maioria das regiões do estado de São Paulo, esta terça-feira será um dia com sol, calor e com  pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em muitas áreas de todos os estados.

 

Atenção para o risco de temporais a partir da tarde no sul e no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista. O mar sobe e fica agitado no litoral de São Paulo.

 

Dia com muitas muitas nuvens e risco de chuva moderada a forte no Noroeste de Minas Gerais. O litoral do Espírito Santo tem sol e chuva passageira. 

Além da Grande São Paulo, pode chover forte a partir da tarde no Grande Rio e na Grande Belo Horizonte.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente que está espalhado sobre a  Região Centro-Oeste gera nuvens carregadas sobre todos os estados. 

 

Na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, no norte de Mato Grosso, norte de Goiás e no Distrito Federal, esta terça-feira é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser moderadas a fortes.

 

Nas demais áreas do Centro-Oeste, também tem risco de fortes pancadas de chuva, mas o sol aparece por várias horas e  chuva deve ocorrer à tarde e à noite. 

Pode chover com moderada a forte intensidade em todas as capitais do Centro-Oeste.

 


Região Nordeste

 

Nuvens de chuva continuam crescendo sobre todos os estados do Nordeste  por causa das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido que predomina sobre a Região.


A maioria das áreas do Nordeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

 

No sul e no leste da Bahia, incluindo a região de Salvador, esta terça-feira é com sol e pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos.

No oeste da Bahia e em todo o litoral desde o Ceará até Sergipe, o sol aparece, mas as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas se formam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. 

 

Na maioria das áreas da Região Norte, esta terça-feira é com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.

 

No Acre, no litoral do Amapá e no Tocantins, a chuva é mais frequente e pode ser forte

 


Alertas meteorológicos para 05/03/2024 - terça-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h litoral norte de Santa Catarina e litoral do Paraná

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h norte e leste de Santa Catarina, inclui Vale do Itajaí, PAraná (exceto centro-norte do estado, sul e leste de São Paulo, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, oeste/sudoeste de Mato Grosso, noroeste na Bahia, centro-leste do Piauí, sertão do Ceará, fronteira do Acre com Peru.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h centro, oeste e sul de Santa Catarina, serra gaúcha, centro-norte do Paraná, oeste, centro-leste e norte de São Paulo, Rio de Janeiro (excerto litoral norte do estado), Minas Gerais, interior capixaba, centro-leste e norte de Mato Grosso do Sul, Goiás Mato Grosso (exceto oeste/sudoeste do estado) centro-sul e norte do Amazonas, Acre (exceto fronteira com o Peru), Rondônia, sul, noroeste e litoral do Pará, Tocantins, interior do Amapá, Roraima (exceto norte do estado), oeste e norte da Bahia, Vale do São Francisco, Ceará (exceto sul do estado), norte e centro-sul do Piauí (inclui Teresina), extremo sul, norte e leste do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, sertão de Pernambuco

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias