Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima de verão ainda predomina e Brasil tem mais chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

O Clima de verão, com muita umidade no ar e calor, continua predominando sobre o Brasil. Por isso, nuvens carregadas crescem sobre quase todo o país e provocam fortes pancadas de chuva, com muitos raios.

 

Uma frente fria avançou  pelo litoral do Sul do Brasil e chegou a São Paulo causando temporal na capital paulista no fim da tarde desta terça-feira. Nas próximas 48 horas,  esta frente fria avança pelo Estado do Rio De Janeiro e chega ao Espírito Santo aumentando o risco de temporais nesses estados e também sobre Minas Gerais. 

 

O ar frio de origem polar que veio junto com esta frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina causando queda de temperatura e afastando as nuvens pesadas desses Estados.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam a chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

 

Chuva forte em Itajubá, MG (Foto: Alana Gabriele)

 

Previsão do tempo para o Brasil para 06/03/2024 -quarta-feira

 

  

Região Sul

 

Depois da passagem de uma frente,  o ar frio de origem polar predomina sobre o Rio Grande do Sul e muitas áreas de Santa Catarina,  afastando o risco de tempestades.  Mas o ar quente úmido ainda predomina sobre o Paraná mantendo condições para a formação de nuvens carregadas em todo o estado  


No Rio Grande do Su e  no centro- sul de Santa Catarina, o sol vai predominar nesta quarta-feira e a temperatura fica amena durante a noite. A região da Grande Florianópolis terá sol, mas entre muitas nuvens. O Vale do Itajaí fica nublado e há possibilidade de chuviscos. Algumas pancadas de chuva ainda ocorrem no oeste de Santa Catarina a partir da tarde.


No leste do Paraná,  incluindo a grande Curitiba e o litoral,  esta terça-feira fica nublada com chuva,  mas fraca moderada intensidade.  Nas outras áreas do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios, que podem ser moderadas a fortes em vários locais

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro e ajuda a formar nuvens carregadas em todos os estados da Região Sudeste. O ar quente e úmido ainda está predominando sobre a Região e mantém as condições para a chuva. 

 

Alerta de ressaca de Ilhabela (SP) até Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de 2,5 metros

 

Alerta para chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos no litoral de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, na divisa de São Paulo com Minas e  no Vale do Paraíba, em São Paulo.  partir da tarde no sul e no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista. 

 

No centro, oeste e centro-leste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-oeste e noroeste de Minas, no Vale do Rio Doce (MG) e no Espírito Santo esta quarta-feira terá períodos com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em muitas áreas de todos os estados.

 

Dia de sol e sem chuva no Vale do Jequitinhonha (MG)

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente que predomina  sobre a  Região Centro-Oeste gera nuvens carregadas sobre todos os estados. 

 

Toda as áreas do Centro-Oeste têm sol e calor no decorrer do dia. A nebulosidade aumenta com o passar das horas e há risco de fortes pancadas de chuva  à tarde e à noite. 

 

Pode chover com moderada a forte intensidade em todas as capitais do Centro-Oeste.

 


Região Nordeste

 

Nuvens de chuva continuam crescendo sobre todos os estados do Nordeste  por causa das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido que predomina sobre a Região.

 

A maioria das áreas do Nordeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Há risco de raios em todos os estados, incluindo as capitais.

 

No centro e sul da Bahia, sol predomina o dia todo. 

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas se formam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. 

 

Na maioria das áreas da Região Norte, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.

 

No Acre, no litoral do Amapá e no Tocantins, a chuva é mais frequente.

 


Alertas meteorológicos para 06/03/2024 -quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h litoral de São Paulo, interior do Rio de Janeiro,  Zona da Mata Mineira e extremo sul do Espírito Santo, na região da serra do Caparaó.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h norte Vale do Paraíba, região de Franca, Pirassununga e Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Sul de Minas, Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, região de Caratinga (MG), sul do Espírito Santo litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará, litoral, norte, centro e oeste do Maranhão, litoral norte do Amapá, Acre, divisa do Amazonas com o Acre 

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no interior do Paraná (exceto no extremo sul do estado), Grande São Paulo, sul, oeste, centro-leste e norte de São Paulo, litoral do estado do Rio de Janeiro), Grande Vitória e região central do Espírito Santo, Triângulo Mineiro, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, oeste da Bahia, litoral de Pernambuco, sertão e litoral e da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte, norte, centro e oeste do Piauí, sul e leste do Maranhão, Amazonas (exceto divisa com o Acre), Rondônia, Pará (exceto noroeste do estado), Tocantins, interior do Amapá, Roraima (exceto leste do estado e região de Boa Vista), 

 

Atenção para chuva moderada no litoral do Paraná, em Salvador e no litoral norte da Bahia, no litoral de Sergipe e de Alagoas.

 

Alerta de ressaca de Ilhabela (SP) até Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de 2,5 metros

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias