Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Estado de São Paulo tem mais chuva nesta quarta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A frente fria que passou pelo litoral de São Paulo nesta última terça-feira,  5 de março,  estimulou a formação de nuvens muito carregadas na Grande São Paulo, no litoral e também no interior paulista. A mudança na circulação de ventos causada pela frente fria injetou mais umidade no estado, onde o ar já estava quente e úmido.

 

Temporal em Santo André, SP. (Foto: Fabio Luego)

 

A passagem desta frente fria provocou temporais em muitas áreas do estado de São Paulo. Em 24 horas choveu cerca de 90 mm em vários locais do interior e também em bairros da cidade de São Paulo. No litoral, os acumulados de chuva se aproximaram dos 200 mm na região de Mongaguá.

 

 

Volumes de chuva 


Confira alguns volumes de chuva elevados em 24 horas, entre aproximadamente 3 horas do dia 5 e 3 horas de 6 de março de 2024, registrados por várias instituições como o Instituto Nacional de Meteorologia, Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

Grande São Paulo/capital


Caieiras: 113 mm

São Paulo/Luz: 99,7 mm

São Paulo/Sé: 84,7 mm

São Paulo/Mirante de Santana - zona norte: 69,6 mm

São Paulo/Moóca: 61,8 mm

Suzano/Sete Cruzes: 72,3 mm

Cajamar/Ponunduva: 81,2 mm


Litoral de SP


Peruíbe/centro: 114,7 mm

Itanhaém/Nossa Senhora Sion: 100,8 mm

Mongaguá/Centro: 196,5 mm

São Vicente/Jardim Rio Branco: 145,2 mm

Praia Grande/Sítio do Campo: 113,0 mm

Santos/Nicho 6 - Monte Serrat: 68,6 mm

Guarujá/Morrinhos: 63,5 mm


No litoral norte, os acumulados de chuva neste período foram pequenos, não superando os 30 mm. Mas a tendência é de que a chuva aumenta nesta quarta-feira.


Interior de SP

 

Pedreira/Santa Clara: 122,6 mm

Analândia: 91,8 mm

São Simão: 90,5 mm

Mombuca: 90,2 mm

Santo Antonio de Posse: 81,0 mm

Amparo/ETE: 68,4 mm

Atibaia/Jardim Maracanã: 69,2 mm

Cosmópolis 57,8 mm

Monte Mor 56 mm

Sumaré 56,2 mm

Laranjal Paulista: 54,8 mm

Itupeva 54,1 mm

 

Alagamentos na cidade de São Paulo

O temporal de 5/3/2024,  deixou 37 alagamentos na cidade de São Paulo, de acordo com o CGE. Foi o segundo maior número de alagamentos e igualou quantidade do dia 10/1/2024. Porém, no dia 10 de janeiro, foram  33 alagamentos intransitáveis e ontem foram 26 pontos intransitáveis.

 

Iminência de transbordamento no Córrego Paciência - Av Edu Chaves, 532, Zona Norte, na subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, das 18h45 às 19h40 - Não transbordou


Transbordamento do Córrego do Sapateiro - Rua São Giusto, Parque do Ibirapuera, Zona Sudeste, na subprefeitura da Vila Mariana, das 20h03 às 20h21


Previsão de mais chuva


A frente fria se deslocou para o litoral do Rio De Janeiro, mas a circulação de ventos  marítima continua trazendo muita umidade para o estado de São Paulo, mantendo as condições para formação de mais nuvens de chuva no decorrer desta quarta-feira, 6 de março.


Há condições para chuva de moderada a forte intensidade nesta quarta-feira em todas as regiões do estado de São Paulo. Porém,  o alerta especial é para o litoral paulista, onde a chuva deve persistir de forma contínua, acumulando ainda mais água nas encostas. 

 

A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil, pois há risco de deslizamentos de barreira por causa do excesso de chuva das últimas 24 horas. Há condições também para alagamentos na cidades. 


O mar agitado, com ondas de até 2,5 m e risco de ressaca,  pior a situação nas praias paulistas nesta quarta-feira,  6 de Março.


Os períodos com sol e as temperaturas voltam a aumentar a partir da quinta-feira, mas as pancadas de chuva vão continuar a ocorrer por todo o estado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias