Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor intenso marca os últimos dias do verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Texto por, Guilherme Alves, meteorologista da Climatempo


À medida que avançamos no mês de março, as projeções indicam a iminente chegada da terceira onda de calor do ano ao Brasil. Essa ocorrência climática traz consigo a perspectiva de um aumento significativo nas temperaturas, impactando diversas regiões do país. A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão não apenas o Clima, mas também as atividades diárias dos brasileiros.


Regiões afetadas e previsões de temperatura


O ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento. O ar quente e seco, então, se expande para a Região Sul do país, MS, sul de MT, Triângulo Mineiro e interior de SP, regiões que terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de SP é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-03-07 à(s) 11.42.35_6e431403

Onda de calor de 11 a 15 de março de 2024


O que define uma onda de calor?


Para as regiões em laranja no mapa, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período, exibindo características de uma onda de calor, mas sem atingir os critérios definidos para ser considerada como tal. Mas afinal, o que define uma onda de calor? Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.


Transição para o outono


É importante destacar que março também marca o equinócio de outono no hemisfério sul, marcando a transição do verão para o outono. Durante essa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre o equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas. Isso ocorre porque a quantidade de radiação solar recebida em uma área específica da superfície terrestre é reduzida devido à angulação dos raios solares em relação à superfície. Consequentemente, a temperatura começa a diminuir gradualmente, marcando a transição para o outono.


Cuidados essenciais durante dias de calor intenso


Com a iminente chegada da terceira onda de calor, é importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias de calor intenso. Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h. Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário. Essas precauções garantem um aproveitamento mais seguro e confortável dos dias quentes.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias