Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva moderada a forte em todos os estados brasileiros

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

As condições para a chuva permanecem altas em todo o Brasil nesta quinta-feira.  O ar quente e úmido que ainda predomina sobre o país é o combustível natural para a formação das grandes nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam temporais em muitas áreas do país.  A ocorrência de chuva forte nessa época do ano ainda é muito comum em todo o Brasil. 

 

Nesta quinta-feira, uma frente fria começa a se afastar da Região Sudeste,  na na altura do litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo,  mas ainda vai estimular fortes áreas de chuva em muitas áreas do Sudeste.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil

 

Sol, calor e mais pancadas de chuva no Brasil (Foto: Getty Images)


Previsão do tempo para o Brasil para 07/03/2024 -quinta-feira

 


Região Sul

 

O ar quente úmido se espalha sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas crescem em todos os estados da Região. A temperatura está em elevação.  


Na maioria das áreas da Região Sul, esta quinta-feira será com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte em muitas regiões dos três estados.


A região da Grande Florianópolis e o litoral sul catarinense terão sol, mas entre muitas nuvens. 


No leste do Paraná,  incluindo a grande Curitiba e o litoral paranaense e no Vale do Itajaí, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, mas pode chover ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade.  


O mar segue agitado na costa da Região Sul.

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria começa a se afastar da Região Sudeste, na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas ainda vai estimular fortes áreas de chuva em muitas áreas do Sudeste. O ar quente e úmido predomina na Região e a sensação é de abafamento em todos os estados.  O mar segue agitado na costa de todo o Sudeste

 

A maioria das áreas do Sudeste tem uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

Somente o extremo norte de Minas Gerais, região próxima à Bahia, terá sol e tempo seco, sem chuva.

 

Na Grande São Paulo, no sul do estado de São Paulo, na baixada Santista e litoral sul paulista, a chuva pode ocorrer com moderada intensidade

 

Alerta para chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos no litoral norte de São Paulo, região do Vale do Paraíba, de Campinas e Pirassununga, em São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no sul do Espírito Santo.

 

Risco de chuva forte na região das capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas crescem sobre todos os estados do Centro-Oeste por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região. 

 

A maioria das áreas do Centro-Oeste tem uma quinta-feira com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 


No leste e sul de Mato Grosso do Sul, no leste de Goiás  (divisa com Minas), pode chover também pela manhã.

 

Risco de chuva moderada a forte em todas as capitais do Centro-Oeste.

 

 

Região Nordeste

 

A presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido sobre o Nordeste gera nuvens carregadas sobre todos os estados.

 

A maioria das áreas do interior do Nordeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Mas em toda a faixa litorânea, da Zona da Mata e Agreste, de Sergipe até o Maranhão, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora e pode chover forte também nas capitais. Há risco de raios em todos os estados.

 

Atenção especial para o risco de chuva volumosa no litoral do Ceará

 

Dia com sol e tempo seco, sem chuva, no oeste da Bahia e em todo o Vale do São Francisco. 

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas se formam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. 

 

Quase toda a Região Norte tem uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.

 

No Acre, em Rondônia, no centro-oeste e sul do Amazonas, no litoral do Amapá e  do Pará, a chuva é mais frequente e o risco de chuva forte é maior..

 


Alertas meteorológicos para 07/03/2024 -quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h na região serrana e no norte do estado do Rio de Janeiro,  Zona da Mata Mineira e extremo sul do Espírito Santo e o litoral do Ceará.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sudoeste/sul do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina, no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, litoral norte, Mantiqueira e Vale do Paraíba, região de Campinas e Pirassununga, em São Paulo, Sul de Minas, faixa litorânea desde Alagoas até o Rio Grande do Norte, norte do Piauí, litoral, norte, centro e oeste do Maranhão, litoral, norte/nordeste do Pará, Amapá, Acre, centro-oeste e sul do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h na região oeste do Rio Grande do Sul, no centro, oeste e norte do Paraná, oeste, centro e norte de São Paulo, Grande Vitória e região central do Espírito Santo, Triângulo Mineiro, Grande BH, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, litoral norte e norte da Bahia, sertão de Pernambuco, sertão da Paraíba, interior do Ceará e do Rio Grande do Norte, Piauí *exceto norte e extremo sul do estado, centro-sul e leste do Maranhão, centro, leste e norte do Amazonas, Rondônia, Pará (exceto norte/nordeste e litoral do estado), Tocantins, Roraima .

 

Atenção para chuva moderada no litoral do Vale do Itajaí e norte catarinense, centro-leste do Paraná, sul de SP, Grande SP, litoral sul da Bahia

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias