Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e pancadas de chuva no Brasil. Frente fria chega ao RS.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

As condições atmosféricas sobre o Brasil continuam muito favoráveis à chuva. O ar quente e úmido predomina sobre o país e mantém as condições para o crescimento de nuvens carregadas. Há risco de chuva forte em quase todos os estados neste sábado. 

 

Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e vai ajudar a aumentar a chuva no Sul do Brasil.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

Calor e umidade do ar elevada geram nuvens carregadas sobre o Brasil. Frente fria avança sobre o RS.

 


Previsão do tempo para o Brasil para 09/03/2024 -sábado

 

Região Sul

 

O ar quente úmido predomina sobre o Sul do Brasil  e uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul. Por isso, nuvens carregadas crescem em todos os estados da Região.


A maior parte da Região Sul tem um sábado abafado, com períodos com sol e várias pancadas de chuva com raios, mas principalmente à tarde e à noite. A chuva pode ser forte em muitas áreas de todos os estados


Na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul, no litoral de Santa Catarina e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, e as pancadas de chuva ocorrem várias vezes ao longo do dia. Pode chover forte.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco influencia o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo reduzindo a chance de chuva. Mas é o ar quente e úmido que predomina na Região Sudeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. O dia fica abafado até em áreas serranas. 

 

No noroeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no norte capixaba, o sábado é com sol e tempo seco, sem chuva. 

A região de Pirapora (MG), o Vale do Rio Doce (MG) e a região central do Espírito Santo e a Grande Vitória podem ter algumas pancadas de chuva,mas que não vão causar transtornos, e o sol aparece o dia todo.

 

As demais áreas do Sudeste têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, principalmente à tarde e à noite, podem ser fortes. 

 

 chuva mais volumosa deve ocorrer no sul e centro-leste de São Paulo (inclui Grande SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e sul do estado do Rio De Janeiro.

 

Ainda pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de São Paulo no litoral sul do Rio de Janeiro , que já tiveram muitos transtornos nas últimas 48 horas por causa da chuva muito volumosa. O risco de queda de barreira permanece alto por causa do solo encharcado.

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Centro-Oeste por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região. 

 

Sol, calor e tempo seco predominam na fronteira de Mato Grosso do Sul com o norte do Paraguai e a Bolívia e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

Dia de sol e com pouca chuva no nordeste e leste de Goiás  (divisa com Minas e com a Bahia) e no Distrito Federal.

 

As demais áreas do Centro-Oeste têm um dia com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

 


Região Nordeste

 

A combinação de calor, entrada de umidade oceânica e a presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical mantém as condições para chuva por quase todo o Nordeste. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Este sábado será com predomínio de sol e tempo seco, sem chuva, na maior parte do interior da Bahia. Pancadas de chuva isoladas e com pouco volume são esperadas para o oeste e para o sertão baianos. Pancadas de chuva com raios devem ocorrer no Recôncavo e podem ser moderadas a fortes. 

 

O litoral sul da Bahia, Sergipe e o sertão de Pernambuco têm períodos com sol e pancadas de chuva moderadas.

 

Nas demais áreas do Nordeste, a chuva será mais frequente e há maior risco de temporais e de chuva volumosa que pode causar problemas para a população. Há risco de raios. 

 

 

Região Norte

 

Calor, umidade do ar elevada e a influência da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas que se formam sobre todo o Norte do Brasil. 

 

Quase toda a Região Norte tem outro dia com períodos de sol e e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a à noite. Há risco de chuva forte, exceto no Acre, no centro-norte de Roraima e na fronteira da Bolívia com Rondônia. Esta região é a única que não deve ter chuva neste sábado.

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer no norte do Amazonas, no Amapá e no Pará.

 


Alertas meteorológicos para  09/03/2024 -sábado

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no norte, litoral e centro-oeste do Maranhão, litoral e nordeste do Pará

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h extremo sul, oeste, norte e serra do Rio Grande do Sul, oeste e litoral de Santa Catarina, centro-sul e leste de São Paulo, região de Campinas, São Carlos/Pirassununga, Vale do Paraíba e Mantiqueira, todas em São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande BH, litoral do Ceará, centro, sul, sudoeste e leste do Pará, sul do Amapá, Amazonas (exceto sul do estado)

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sudoeste, sul, centro e leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (exceto oeste e litoral), Paraná, oeste, centro e norte de São Paulo, estado do Rio de Janeiro (exceto região do Vale do Paraíba, no sul fluminense), sul do Espírito Santo, Triângulo Mineiro, sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul , Goiás (exceto leste e nordeste do estado), Mato Grosso (exceto Cuiabá, oeste e pantanal), região do Recôncavo Baiano, litoral de Pernambuco, Rio Grande do Norte, centro-norte do Piauí, interior do Ceará, centro-sul do Maranhão, sul do Amazonas, norte, centro e leste de Rondônia, noroeste/oeste do Pará, oeste e norte do Tocantins, centro, sul, oeste e leste de Roraima .

 

Atenção para chuva moderada no litoral sul da Bahia, em Sergipe em Alagoas 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias