Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Na linha de frente da ação climática

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

No dia 23 de março, a comunidade meteorológica mundial comemora o "Dia Meteorológico Mundial". A data foi criada em 1950 para celebrar a consolidação da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, em inglês), que é um órgão internacional ligado à ONU - Organização das Nações Unidas. A WMO tem sede em Genebra, na Suíça, e o Brasil é filiado desde 1950.


Todos os anos, a WMO propõe um tema para ser discutido pela comunidade meteorológica mundial e que também seja de interesse para a sociedade em geral. Para 2024, o tema escolhido foi "Na linha de frente da ação climática"

 

 

Dia Meteorológico Mundial - 23 de março: Na Linha de Frente da Ação Climática

 

 

Mudanças climáticas: a ameaça real

 

As mudanças climáticas são uma ameaça real e inegável para toda a nossa civilização. Os efeitos já são visíveis e serão catastróficos se não agirmos agora. O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2024, “Na Linha de Frente da Ação Climática", é um convite para refletirmos sobre as ações práticas que estamos fazendo para diminuir os riscos à vida por causa dos eventos extremos causados pelas mudanças climáticas.

 

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 fala pede o compromisso de “tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos”. 

 

O progresso neste objetivo sustenta o sucesso em todos os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

 

Neste sentido, o trabalho da comunidade meteorológica se torna indispensável para a ação climática e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis. O trabalho é de enorme importância social: reduzir a fome e a pobreza; melhorar a saúde e o bem-estar; garantir água limpa e energia limpa e acessível; proteger a vida abaixo da água e a vida em terra; e tornar as nossas cidades e comunidades mais resilientes às alterações climáticas. 

 

  • As previsões meteorológicas e climáticas ajudam a aumentar a produção de alimentos para que possamos alcançar a meta de zerar a forme mundial. 

 

  • Na Saúde, a integração de informações epidemiológicas e climáticas ajuda a compreender e gerir doenças sensíveis ao Clima

 

  • Os sistemas de alerta precoce ajudam a reduzir a pobreza, dando às pessoas a oportunidade de se prepararem e limitarem o impacto de condições meteorológicas extremas. 

 

A OMM, os seus membros e os seus parceiros conduzem todo o ciclo de valor, da ciência aos serviços e à ação para o bem da sociedade. Promove o conhecimento do nosso sistema terrestre, monitora o estado do clima e dos recursos hídricos, fornece informações científicas para informar as reduções de emissões de gases com efeito de estufa e fornece serviços climáticos e alertas precoces para apoiar a adaptação climática.

 

A ciência é fundamental para soluções e pode impulsionar o progresso dos ODS em todos os níveis. Estamos unidos na ciência.

 

A OMM tem o compromisso de estar sempre na linha da frente da Ação Climática à medida que abraçamos uma jornada de cooperação e inovação, aproveitando a experiência coletiva para superar desafios e alcançar a nossa visão partilhada de um mundo mais seguro e mais resiliente para as gerações futuras.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias