Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Após 13 anos de espera, Açude Gargalheiras inicia sangria e renova esperanças no sertão potiguar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Após uma espera de mais de uma década, o icônico açude Gargalheiras, situado na cidade de Acari, região Seridó do Rio Grande do Norte, finalmente começou a transbordar na noite da última quarta-feira (3). Esta é uma notícia de grande relevância para a comunidade local e para todo o estado potiguar, marcando o início de uma nova era após 13 anos de seca.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa e devoção: Comemoração à margem das águas

 

O início da sangria foi celebrado com uma mistura de festividade e devoção. Fogos de artifício iluminaram o céu noturno enquanto pessoas se reuniam às margens do açude para testemunhar esse momento histórico. Orações foram feitas em gratidão pelo renascimento das águas, simbolizando a importância vital do Gargalheiras para a comunidade sertaneja.

 

Esperança restaurada: O retorno da vida ao sertão

 

Para os habitantes da região Seridó, a sangria do Gargalheiras não é apenas um evento natural, mas uma fonte renovada de esperança. Depois de anos de dificuldades causadas pela seca, o transbordamento do açude traz consigo a promessa de dias melhores, reacendendo a vitalidade e a prosperidade da área.

 

Do cinema à realidade: O Gargalheiras como cenário e protagonista

 

O açude Gargalheiras desempenhou papéis diversos ao longo dos anos. Além de servir como fonte de vida e sustento para a população local, também desempenhou um papel importante como cenário para o aclamado filme "Bacurau". As imagens contrastantes do açude seco, vistas nas telas de cinema, agora dão lugar à majestosa queda d'água, demonstrando a verdadeira natureza cíclica e resiliente do sertão potiguar.

 

Vigília e antecipação: A espera pelo "véu de noiva"

 

Nos dias que antecederam a sangria, os moradores da cidade de Acari e das redondezas se reuniram em uma espécie de vigília à beira do açude. A espera ansiosa pelo momento em que as águas transbordariam demonstra a profunda ligação emocional e cultural que a comunidade tem com o Gargalheiras.

Renovação para o Futuro: O legado do Gargalheiras

 

Além de seu papel como fonte vital de água, o açude Gargalheiras representa um importante patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico para o Rio Grande do Norte. Sua sangria não apenas restaura os recursos hídricos da região, mas também reafirma o compromisso contínuo de preservação e valorização desse tesouro natural para as gerações futuras.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias