Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana de alerta para muita chuva no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por


O fim de semana é de alerta para muita chuva no Sul do Brasil, especialmente sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A combinação de grande infiltração de umidade marítima, ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil e a intensificação de uma baixa pressão atmosférica no extremo norte da Argentina vão manter as condições para formação de muitas nuvens de chuva sobre o Sul do Brasil. Nuvens carregadas que crescem no norte da Argentina e no Paraguai também avançam para a Região Sul.

 

Há risco de para alagamentos, deslizamentos e enxurradas .

 

Foto: Pelotas (RS), por Alef Matos

O mapa mostra o nível de risco de temporal para este sábado. A pior situação é esperada para o centro, leste e sul/sudoeste do Rio Grande do Sul e para o sul e leste de Santa Catarina.

 

 

Mapa de risco de temporal para 13/4/24 (Fonte: Climatempo)

 

O infográfico ajuda a entender melhor a combinação de fatores que provocam a chuva volumosa.

 

Como ocorre a chuva forte no Sul do Brasil (Fonte: Climatempo)

 

 

Chuva muito volumosa em poucos dias

 

A preocupação é grande porque esta combinação de fatores vai gerar grandes volumes de chuva sobre e a Região Sul, mas principalmente para o sul e leste de Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul que já estão tendo chuva forte desde a quinta-feira.

 

No caso do Rio Grande do Sul, se as previsões se confirmarem, o volume de chuva acumulado entre este sábado, 13, e a próxima segunda-feira, 15 de abril, será mais da metade da média de chuva para todo o mês de abril. Alguns locais poderão receber a chuva de 1 mês em três dias.

 

Total de chuva previsto em alguns locais do RS de sábado até a segunda-feira, 13, 14 e 15 de abril, conforme previsão da Climatempo.


Uruguaiana 148 mm (média para abril 162 mm)
Quaraí 132 mm
Alegrete 132 mm
Santa Maria 116 mm (média para abril 151 mm)
Bagé 112 mm (média para abril 173 mm)
Porto Alegre 74 mm (média para abril 114 mm)
Pelotas 100 mm (média 111 mm)
São Luiz Gonzaga 104 mm ( 194 mm)

 

Somente entre aproximadamente 3h30 do dia 12 e 3h30 deste sábado, 13 de abril, choveu 99,6 mm em Antonio Carlos, na Grande Florianópolis e 91,6 mm em Criciúma. No Rio Grande do Sul, somente em 4 horas de chuva entre a noite da sexta e a madrugada deste sábado choveu cerca de 62 mm em Dom Pedrito.


Volumes de chuva acumulados em 24 horas, entre aproximadamente 17h de 11/4 a 17h 12/4  em Santa Catarina (Dados do Cemaden e Epagri/Ciram)


Imaruí 111,0 mm

Praia Grande 138,6 mm

Jacinto Machado 94,6 mm 

Garopaba 84,9 mm

Sombrio 95,8 mm

Araranguá 81,6 mm

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias