Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Agosto é o mês mais seco do Inverno no Brasil

06/08/2014 às 16:00
por Redação

por Angela Ruiz

Agosto é considerado o auge da seca do inverno no Brasil. Falta de chuva, umidade do ar muito baixa e fumaça no ar, por conta do aumento das queimadas, são problemas comuns em muitas áreas de todas as Regiões do país. A exceção fica por conta do leste nordestino, que tem neste período parte de sua estação úmida (que começou em março e vai até agosto). Este mês de Agosto está com características muito parecidas, se comparado ao mesmo mês de 2013.

Por enquanto, não há o que fazer, alerta Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. A enorme massa de ar seco que está sobre o centro do Brasil vai predominar por alguns dias, deixando quase todo o país sem chuva nos próximos 15 dias. A chuva fica concentrada nos extremos do país. As frentes frias que chegam ao Brasil ficam bloqueadas e quase toda a sua chuva cai sobre o Rio Grande do Sul.

Fumaça das queimadas

Os focos de fogo de queimadas continuam se espalhando pelo Brasil. Segundo levantamento do Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélite do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do dia 01 de Janeiro até ontem (05 de Agosto), o Brasil registrou 31915 focos de fogo. No mesmo período do ano passado foram registrados 22966 focos, uma diferença de 38%. O maior número de focos de fogo neste período ocorreu em 2010 com 41164 focos de queimada.

Mato Grosso lidera o ranking dos estados com o maior número de queimadas detectadas desde o início deste ano. Ao todo já são 7277 focos contra os 5527 registrados no mesmo período do ano passado. O gráfico do órgão mostra o acumulado por estados do Brasil referente ao satélite Acqua entre 00h00 do dia 04 de agosto até às 7h30 do dia 05 de agosto:

O aumento das queimadas nesta época causa desconforto muito grande para a população e deixa o ar mais poluído, agravando problemas de saúde. Mas outro problema é que o excesso de fumaça no ar prejudica a visibilidade não só nos aeroportos, mas também nas estradas, alerta a Climatempo.

Ontem (5), os trabalhos de combate ao incêndio eram intensos no Parque Estadual Serra do Rola Moça, em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início em uma área de difícil acesso e com encostas muito íngremes, o que contribuiu para a rapidez com que o fogo se espalhou. O foco fica entre a região do Barreiro e a cidade de Ibirité, na Grande Belo Horizonte.

El Niño

A chuva de 2009 no Brasil foi um benefício do fenômeno El Niño, o aquecimento anormal das águas da porção equatorial do Oceano Pacífico, entre a Indonésia e a costa do Peru. Por outro lado, o inverno de 2010 e de 2011 foram úmidos e frios, devido ao efeito do fenômeno inverso, a La Niña.

Os problemas gerados pela seca do verão de 2014 são cada vez mais sentidos em diversos setores da economia e da sociedade. Este ano, acompanha-se o desenvolvimento do fenômeno El Niño,  que deve ser confirmado durante o mês de setembro e vai influenciar o regime de chuva e de temperatura no Brasil especialmente durante o verão.

Veja mais:

 
publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

26°
max

35mm / 75%

Serra - ES

23°
min

34°
max

25mm / 75%