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Alimentação no Verão

10/12/2010 às 14:48
por Redação

No v
erão, o sol e o calor fazem com que o corpo perca bastante líquido através da transpiração, por isso, nessa época é preciso repor toda a água que perdemos e evitar o consumo de alimentos pesados e gordurosos. Recomenda-se a ingestão de no mínimo 3 litros de água por dia para manter a temperatura do corpo e mantê-lo hidratado, sucos naturais, bebidas isotônicas e água são ideais para quem quer se refrescar e repor os sais minerais perdidos. Sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois fazem o efeito contrário. No almoço e na janta prefira legumes, verduras e abuse das frutas, esses alimentos são de fácil digestão. As saladas cruas são excelente fonte de energia, vitaminas e minerais, além de serem leves. Evite maioneses, pois se não forem conservadas da maneira certa podem causar intoxicação alimentar. Em relação às carnes, prefira as feitas na grelha ou assadas, elas têm menos gordura. Manteiga, creme de leite, bacon também possuem bastante gordura e devem ser evitados. Alimentos ricos em carboidratos, como arroz, feijão e batata fornecem energia suficiente para o dia e regula a quantidade de açúcar no sangue. Então não os substitua por lanches naturais. Mas, se for irresistível, fique atento ao preparo, eles devem ser feitos na hora e com produtos frescos. Para aqueles que querem uma pele bonita, saudável e bronzeada, os alimentos com vitamina C ajudam acabam com os radicais livres e são ótimos antioxidantes, abuse das frutas cítricas como kiwi, acerola, laranja. Além disso, a ingestão de alimentos como cenoura, damasco, mamão, entre outros ajudam a manter o bronzeado por muito mais tempo. No mais, a regra é não abusar, e ter uma alimentação balanceada para não perder o melhor do verão.