Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar seco deixa São Paulo em alerta

09/09/2014 às 03:09
por César Soares

Atualizado em 09/09/2014 às 13h20

O ar seco predomina sobre o Sudeste e garante tempo aberto e muito sol ao longo desta semana. A terça-feira (09) começou com uma manhã de temperatura mínima de 16°C no aeroporto do Campo de Marte. Dois graus a menos do que na segunda-feira (08) quando a temperatura mínima foi de 18°C e foi impulsionada pela maior nebulosidade que conseguia reter um pouco do calor na atmosfera.

 

A umidade relativa do ar cai bastante em todo o Estado paulista. Na capital, a persistência da forte alta pressão atmosférica em níveis médios (500hPa cerca de 6km de altura com relação à superfície) já começa a refletir na qualidade do ar que começa a piorar em diversos pontos da cidade. No aeroporto de Congonhas a umidade relativa ficou chegou aos 15% no aeroporto de Congonhas e aos 17% na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana. Ambos os valores ficaram muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que estabelece uma porcentagem mínima de 60% para o conforto e saúde humana.

Mais calor e mais ar seco ao longo da semana

O ar seco persiste sobre o Sudeste e a configuração de um bloqueio garante tempo firme e mais ar seco ao longo desta semana. A tendência é de que a qualidade do ar piore e que os níveis de umidade relativa do ar cheguem na faixa de atenção. A partir da sexta-feira (12) a circulação de umidade aumenta com ventos provenientes do oceano.