Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar seco: Brasília em estado de emergência

18/06/2010 às 19:59
por Josélia Pegorim

Ar seco: Brasília em estado de emergência

Pelo segundo dia consecutivo, algumas áreas de Brasília viveram algumas horas em situação de emergência, por conta do ar extremamente seco. Entre 14 e 16 horas, o aeroporto internacional de Brasília registrou umidade relativa do ar entre 11% e 9%. O menor valor ocorreu às 16 horas. À 1 hora da tarde, a umidade no ar já havia baixado para 14% e às 17 horas era de 13%. Às 18 horas, a umidade do ar aumentou para 20%.  Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, o estado de emergência por conta do ar muito seco é caracterizado por valores de umidade relativa do ar iguais ou menores do que 12%. Índices de umidade entre 20% e 30% determinam um estado de atenção, mas na prática já causam grande desconforto e problemas para a saúde.

Situação de alerta em GO, no norte de SP e no Triângulo Mineiro

Também por conta do ar muito seco, localidades de Goiás, do norte de São Paulo, do Triângulo Mineiro e do oeste da Bahia entraram em estado de alerta na tarde de sexta-feira. O aeroporto de Goiânia registrou umidade relativa de até 17% às 15 e às 16 horas. Em São José do Rio Preto (SP) a umidade também baixou a 17%, na região do aeroporto local. A Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) e o aeroporto de Bom Jesus da Lapa (BA) registram 19% de umidade relativa. Em Uberaba (MG), a umidade chegou aos 20% no aeroporto local. Estes índices de umidade no ar extremamente baixos são associados ao que os meteorologistas chamam de “subsidência do ar”. A subsidência é um forte movimento do ar de cima para baixo, o que faz com que o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera seja trazido constantemente para perto da superfície. A medida que o ar se aquece, o teor de umidade vai diminuindo cada vez mais e por isso os menores índices do dia ocorrem normalmente durante a tarde. Este movimento de subsidência é gerado por uma grande sistema de alta pressão atmosférica nos médios e altos níveis da atmosfera.

Fim de semana muito seco no Sudeste e no Centro-Oeste

O fim de semana será de alerta para a população da Região Sudeste, do Centro-Oeste e também do Tocantins e oeste da Bahia porque os índices de umidade do ar podem atingir valores menores do que 20%. Índices normais para o período das primeiras horas manhã estariam na faixa entre 80% e 100%. Valores confortáveis para a saúde humana à tarde estariam entre 50% e 70%. Em muitos locais do país, os níveis de umidade do ar neste fim de semana devem atingir valores de alerta, entre 12% e 20%, de acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde -, ou mesmo abaixo dos 12%, que é a situação de emergência.

Um dado histórico da cidade de São Paulo

Na tarde do dia 14 de agosto de 2009, a umidade realatia do ar baixou para 10% na cidade de São Paulo.  É um dado histórico e nunca havia sido observado antes. O valor foi medido pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 15 horas, no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.  As duas estações medidoras, a convencional e a automática, registraram este valor, que é comparável ao que se observa em um deserto.