Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor deixa mais de mil mortos na Índia

27/05/2015 às 16:48
por César Soares

A onda de calor continua provocando vítimas na Índia. Segundo informações das agências de notícias internacionais, passa de mil o número de mortos devido complicações médicas geradas pelas altas temperaturas. A estação meteorológica na cidade Raipur, capital do Estado de Chhattisgarh, na Índia Central, registrou temperaturas de 46,2°C, mas a média dentre as temperatura máximas nesta área é de aproximadamente 42°C para esta época do ano.

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios e as correntes de ventos vindas do interior incentivam as altas temperatura. Mas esse calor também é comum nesta época do ano.

É muito comum utilizarmos o termo calor pré-frontal em meteorologia para explicar o aquecimento que ocorre antes da chegada de uma frente fria. Este aquecimento também ocorre na Índia, antes da chegada das monções, é o calor pré-monções.

O regime de monções é caracterizado por chuvas constantes, grandes volumes acumulados são observados, em algumas áreas a chuva chega a passar dos 500mm acumulado por dia durante este período.

Segundo o Departamento Meteorológico Indiano, o regime de monções está previsto para começar sobre áreas do sul a partir do mês de junho.