Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e risco de temporais na Grande SP

11/02/2015 às 12:00
por César Soares

A quarta-feira (11) começou com muito sol e a temperatura sobe rápido em diversas áreas da Grande São Paulo. Segundo informações do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a temperatura mínima registrada foi de 20°C. No Campo de Marte, um pouco mais de calor com mínima de 21°C.Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver a presença de algumas nuvens nos tons em verde, mas essas nuvens não são grandes o suficiente para provocar chuva.Clique na imagem e veja o satélite para todo o Brasil. O aquecimento e a presença de mais umidade tanto vinda do interior quanto do oceano, vão favorecer a formação de nuvens carregadas e provocar pancadas de chuva a partir do período da tarde. Há o risco de temporais de forma localizada, afinal não há a presença de nenhum sistema de grande escala meteorológica, como frente fria, para organizar essas nuvens carregadas. Sendo assim, as pancadas ocorrem de forma rápida, situação típica do verão. 

 

Mais chuva ao longo da semana

 

A quinta-feira (12) terá um ar mais úmido sobre a Grande São Paulo, que vai incentivar a formação de muitas nuvens desde cedo. Mas novamente, as pancadas de chuva vêm a partir da tarde. O risco de chuva forte aumenta. Na sexta-feira (13), primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo,  a aproximação de uma frente fria vinda da Região Sul vai favorecer a formação de mais nuvens sobre o Estado de São Paulo e também sobre a Região Metropolitana. Há previsão de chuva inclusive em alguns momentos do desfile.

 

No sábado (14) a chance de chuva é maior, segundo dia do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo que pode ter chuva inclusive durante a folia.