Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e secura continuam no Cento-Oeste

05/08/2013 às 10:54
por Josélia Pegorim

Calor e secura continuam no Centro-Oeste Agosto começou quente e seco no Centro-Oeste do Brasil, como normalmente acontece na Região nesta época do ano. Junto com julho e junho, agosto compõe o trimestre mais seco do Centro-Oeste. Pelas observações do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume médio de chuva na Região em agosto não passa dos 40 milímetros, na maioria das áreas do Centro-Oeste. Apenas o sul de Mato Grosso do Sul tem médias de chuva acima dos 50 milímetros, pois é a região mais sujeita a influência de frentes frias. Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o primeiro fim de semana agosto foi de recorde de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,2ºC. O recorde anterior era de 37ºC, em 2 de agosto.

Calor e ar seco

Uma grande massa de ar seco continua predominando sobre o Brasil e atua forte sobre o Centro-Oeste. Na última semana, níveis de umidade do ar entre 12% e 20% foram observados em grande parte da Região. A mesma situação deve se repetir na tarde desta segunda-feira e no decorrer da semana. Pelos padrões da OMS – Organização Mundial da Saúde, níveis de umidade do ar entre 12% e 20% representam uma situação de alerta para o ar muito seco.

O calor permanece intenso com temperaturas acima de 34ºC a 37ºC em grande parte da Região.

Possibilidade de chuva em MS

No fim da semana, uma frente fria poderá provocar chuva no sul de Mato Grosso do Sul. As pancadas devem ocorrer entre a tarde de sexta-feira e a noite de sábado.