Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor vai aumentar no Sul até o fim do ano

24/12/2013 às 19:08
por Josélia Pegorim

Calor vai aumentar no Sul até o fim do ano Uma  onda de calor é observada sobre Argentina desde o começo da semana passada, com influência também sobre o Uruguai, Paraguai e sobre o Sul do Brasil. A onda de calor é um fenômeno caracterizado por um período prolongado de temperaturas muito acima do normal, para uma determinada região. O calor intenso prolongado causa danos aos seres humanos, animais e também à vegetação.

Apagão portenho e quase 42°C O calor intenso que tem feito na Argentina vem provocado racionamento de energia, com cortes programados de energia, o que tem gerado muitos transtornos e irritação na população argentina. Os apagões atingem inclusive a capital, Buenos Aires. Nesta quarta-feira, 24 de dezembro, a temperatura chegou aos 36°C no aeroporto Ezeiza, na Grande Buenos Aires. O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina registrou 41,7°C em Santiago del Estero. Calor no Sul do Brasil vai aumentar O Rio Grande do Sul até agora é o Estado da Região Sul que mais vem sentido a influência da onda de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesta quarta-feira 35,8°C (RS).em Uruguaiana, 33,5°C em Indaial (SC) e 34,1°C em Paranapoema (PR).

 

Apesar do calor, tem chovido pouco no Sul nos últimos dias. As condições para pancadas de chuva aumentam especialmente no fim de semana, mas o calor na Região também deve aumentar na semana que vem. É possível que a temperatura passe dos 40°C em algumas áreas do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a maior temperatura de 2013 foi de 38,2°C, em 1 de fevereiro. A previsão indica que uma frente fria deve trazer ar polar para baixar a temperatura no de 3 de janeiro de 2014.