Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cantareira é o único reservatório que não caiu

29/12/2014 às 11:34
por César Soares

A ausência de chuva em áreas do sul de Minas Gerais e de São Paulo, regiões de captação de água para os mananciais que redistribuem água na Região Metropolitana de São Paulo, acarretou em quedas sucessivas no volume acumulado nos últimos 3 dias. Essa condição se deu logo após uma modesta melhora na situação nos reservatórios com a chuva registrada no início da semana de Natal.

Veja mais em: Nível do Cantareira sobe pela primeira vez em 8 meses

A cidade de São Paulo teve temporais durante a madrugada de segunda-feira. O consumo de água também tende a diminuir em algumas áreas da capital paulista por conta dos feriados prolongados de fim de ano, dessa forma muitas pessoas já estão ou ainda irão para os litorais, por exemplo.

Sendo assim, os reservatórios ainda sofreram queda no volume acumulado, nos três grandes reservatórios que suprem a capital paulista, o único que não registrou baixa foi o Sistema Cantareira que estabilizou novamente após um dia em que voltou e ter uma redução de sua capacidade.

A comparação os valores é feita com o valor do dia anterior, desta forma os sistemas Alto do Tietê e Guarapiranga registraram baixa enquanto o Sistema Cantareira seguiu com o mesmo valor registrado no domingo (28).

O retorno das chuvas também trouxe alívio para outros rios do Estado de São Paulo, a vazão do Rio Piracicaba aumentou devido a presença de chuva não somente na cidade de Piracicaba como também em áreas dos seus afluentes.

2015 começa com chuva no Cantareira

Os modelos de previsão do tempo indicam a presença de chuva nas áreas de captação do Sistema de Cantareira ainda nos últimos dias de 2014. O ano de 2015 será marcado pela passagem de uma nova frente fria pelo Sudeste que vai trazer mais nuvens carregadas e volumes maiores de chuva entre o sul de Minas Gerais e o norte da Região Metropolitana de São Paulo.

Confira a previsão para a Virada do Ano em todo o Brasil!!!