Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cantareira pode encerrar período seco abaixo dos 10%

06/04/2015 às 17:10
por Redação

por Maria Clara Machado

O verão de 2015 terminou com chuvas bem próximas da média no Cantareira. A média de dezembro a março no Sistema é de aproximadamente 871 milímetros. Nos últimos meses, entre dezembro de 2014 e março de 2015, o reservatório conseguiu acumular cerca de 842 milímetros. Grande parte dessa chuva aconteceu em fevereiro e em março, que terminaram com a média histórica acima do normal. O mês de fevereiro, inclusive, foi o mais chuvoso dos últimos 20 anos, segundo dados da Sabesp.                   Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas (13/07/2014) Comparando com o ano passado, é possível afirmar que o Cantareira termina esse verão numa situação melhor em termos de volume de chuva. No período de dezembro de 2013 a março de 2014, choveu apenas 417 milímetros sobre o Sistema.

Segundo a meteorologista Bianca Lobo “essa chuva ajudou a gente a recuperar um pouquinho o Sistema Cantareira, mas no começo de abril tínhamos volume em torno de 19% da reserva técnica, ou seja, ainda estamos devendo muita água para o Sistema Cantareira”.

É fácil perceber a dimensão do problema quando comparamos com o verão passado. Em abril de 2014, o Sistema Cantareira operava com 33% da sua capacidade ainda dentro do volume útil.

A expectativa para os próximos meses é que as chuvas diminuam bastante e dependam da passagem de frentes frias. Bianca alerta que "mesmo com as chuvas acontecendo dentro da média nesses próximos meses, os níveis devem se manter estáveis ou até começar a cair. A estimativa da Climatempo para o mês de setembro de 2015, entrada do novo período de chuva no Brasil, é que o Sistema Cantareira esteja operando com apenas 9% de sua reserva técnica, ou seja, ainda no vermelho."

Acompanhe as explicações da meteorologista Bianca Lobo sobre a situação do Sistema Cantareira durante o período seco, outono e inverno, no Brasil:

  Participe da nossa campanha BR: vida sem água e dê seu depoimento. Veja também: Primeira quinzena de abril terá pouca chuva no Sudeste