Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Carnaval 2011 começa com sol no Sul e chuva no Sudeste. Confira a tendência do tempo.

26/02/2011 às 01:58
por Josélia Pegorim

Atua
lização: 1 de março 2011 Carnaval em março é um meio estranho, mas acontece em alguns anos. Em fevereiro ou março, os dias de folia estão chegando. Quatro dias de ferveção para alguns e de folga e sossego para outros. Para os meteorologistas que fazem previsão do tempo, Carnaval significa dias de muito trabalho. É uma das previsões de maior impacto, como a do Ano Novo. Confira aqui as primeiras tendências do tempo, para cada região do Brasil, e fique sempre ligado no site da Climatempo. Vamos atualizar as previsões diariamente na página especial do Carnaval!  

Região Sul

Muito sol no Sul do Brasil no Carnaval 2011! Pouca chuva está sendo esperada para  Região. No sábado, há possibilidade de chuva fraca na Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina. No domingo também pode chover rapidamente nestas áreas a partir da tarde e também em outras áreas do litoral catarinense, na serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na segunda e na terça-feira, além destas regiões, algumas pancadas de chuva podem ocorrer no centro-norte do Paraná. Mas a chuva deve ser rápida e só a partir da tarde. Na quarta-feira, pode chover à tarde em diversa áreas de todo o Paraná e de Santa Catarina. Mas essa chuva não deve causar problemas. O Rio Grande do Sul fica como sol durante todo o Carnaval. A maioria das áreas do Sul terá noites frescas e calor à tarde. Mas vale destacar que as tardes dos gaúchos vão ficando cada vez mais calorentas até a quarta-feira de Cinzas. 

Região Sudeste

A chuva deve atrapalhar a folia de muita gente na Região Sudeste. O ar úmido e quente continua a predominar sobre a Região, o que facilita a formação das nuvens de chuva. Para ajudar a chover, uma frente fria vai passar pelo menos metade da folia perto do litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Na maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, quase todo o Carnaval será marcado por muitas nuvens, pouco sol e muitas pancadas de chuva.  No sábado de Carnaval deve chover quase o dia todo no Espírito Santo, no vale do rio Doce, no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo.  Belo Horizonte e o centro-sul mineiro,  o Grande Rio, a região de Búzios e de Angra dos Reis terão períodos com sol, mas sempre com muitas nuvens e o risco de chuva é alto, especialmente à tarde e à noite. O litoral de São Paulo terá muitas nuvens, chuva fraca e períodos com sol. O sábado de Carnaval deve ser com predomínio de sol na Grande São Paulo, no centro-sul e oeste paulista. Não há expectativa de de chuva na hora dos desfiles na capital paulista.  De domingo até a quarta-feira, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo permanecem com grande quantidade de nuvens e o risco de chuva continua alto, especialmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade especialmente em Minas e no Espírito Santo. A chuva poderá ser forte inclusive nas capitais. A cidade do Rio de Janeiro também terá muitas nuvens e períodos com sol, com previsão de chuvas principalmente à tarde e à noite. Várias escolas de samba poderão desfilar com chuva de domingo para a segunda-feira e também de segunda para terça-feira. Por enquanto, não há expectativa de temporal, mas a chuva poderá ser moderada em alguns momentos, atrapalhando os desfiles e o público. O sol no Sudeste neste Carnaval vai aparecer especialmente no Estado de São Paulo, que não terá muita chuva. A chance de pancadas de chuva aumenta a partir da tarde do domingo em todo o Estado. Na cidade São Paulo, o sol estará presente todos os dias, com previsão de um pouco de chuva à tarde e à noite. A chance de chuva nos desfiles é relativamente alta na noite do sábado e madrugada do domingo.

Região Nordeste

No Carnaval 2011, a possibilidade de chuva é pequena no litoral da Bahia, no Recôncavo, na Chapada Diamantina, em Sergipe e em Alagoas. O sol vai aparecer forte todos os dias. A chuva que ocorrer nestas áreas deve ser rápida e sem causar transtornos. Os Estados do Maranhão e Piauí, o litoral do Ceará e o oeste da Bahia devem passar este Carnaval debaixo de muitas nuvens e pancadas de chuva. Há risco de chuvas fortes. No Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco, o sol estará presente durante quase todo o Carnaval, mas não vai dar para escapar de algumas pancadas de chuva. No litoral e nas capitais destes Estados, a chance de chover várias vezes é alta de domingo até terça-feira.

Região Centro-Oeste

O maior número de horas de sol e a menor chance de chuva no Carnaval 2011 será em Mato Grosso do Sul, mas só a partir do domingo. No sábado de Carnaval, grande parte do Estado, incluindo Campo Grande, terá muitas nuvens e risco de chuvas moderadas a fortes. De domingo até a quarta-feira, o tempo melhora, com sol forte em grande parte do dia.  Há chance de pancadas de chuva no fim da tarde e início da noite, mas que devem ser rápidas. Já os Estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal terão sempre muitas nuvens e períodos com sol, mas as pancadas de chuva serão muito frequentes, principalmente à tarde e à noite. O risco de chover forte é alto especialmente no fim de semana e na segunda e terça-feira de Carnaval. 

Região Norte

O Carnaval 2011 deve ser com tempo muito instável no Amapá, no norte do Pará, incluindo Belém e no norte do Tocantins. Estas áreas terão predomínio de céu nublado e chuva nos quatro dias de folia. Há risco de chuva forte. Amazonas, Acre e Roraima terão pancadas de chuva todos os dias, mas com várias horas de sol forte de segunda até a quarta-feira. Nas outras áreas da Região Norte, o Carnaval deste ano será com muitas nuvens, pancadas de chuva frequentes e períodos com sol. Há risco de chuva forte.