Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Choque térmico da Copa do Brasil

19/06/2014 às 21:54
por Josélia Pegorim

Australianos saíram do calor de Cuiabá para o frio de Porto Alegre. Ingleses fizeram o primeiro jogo da Copa 2014 no calor de Manaus e no feriado de Corpus Christi vieram sentir a garoa de São Paulo, que teve a segunda tarde mais frio do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 16,8°C. A temperatura em Manaus no primeiro jogo da Inglaterra chegou aos 33°C.  

Driblando a temperatura!

  Hondurenhos atraem o frio. No primeiro em Porto Alegre a temperatura não passou dos 21°C, mas esperando o segundo jogo que será nesta sexta-feira em Curitiba, experimentaram mais frio ainda. A capital do Paraná teve a tarde mais fria do ano, com máxima de 12°C!  

  A Itália e a Costa Rica, por enquanto, não sentiram nenhum choque térmico acentuado. Saíram de Manaus (Itália) e de Fortaleza (Costa Rica) e nesta sexta-feira se encontram no calor úmido de Recife. Estão no quase no mesmo clima.  

  Já a Suíça e a França vão sentir o tempero e a temperatura de Salvador nesta sexta-feira. Mas o baque foi grande! Suíça jogou em Brasília no dia 15 de junho, com um calorzinho de 24°C e umidade relativa pouco acima dos 40%. França sentiu o friozinho de Porto Alegre no dia 15 de junho, mas num dia úmido, com umidade de 73%, às 15 horas, segundo o Inmet. Mas nesta sexta-feira será o calor úmido Salvador, com temperatura de até 29°C.

Drible os extremos de umidade!

 

  Esta grande variação de temperatura e de umidade já estava sendo esperada, pois o Brasil é um país muito grande e nesta época os contrastes ficam ainda maiores devido a passagem das massas polares pelo centro-sul do Brasil que esfriam muito o ar, enquanto centro-norte continua quente.   Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa: #temponojogo