Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva dá uma trégua ao Paraná ( por pouco tempo)

26/06/2013 às 15:48
por Josélia Pegorim

O volume de chuva que já caiu sobre o Paraná em junho impressiona até os meteorologistas. A quantidade acumulada desde o início do mês já pelo menos dobrou a média normal para o mês em praticamente todo o estado. O ar polar entra forte sobre o Sul no decorrer desta quinta-feira e afasta as nuvens carregadas do Paraná. A chuva vai parando e o sol aparece em grande parte do estado. A região de Curitiba continua nublada e com chuva. O sol deve aparecer forte no sábado, mas novas pancadas de chuva são esperadas a partir da tarde e o domingo será de chuva. Curitiba: chuva de junho triplicou a média Em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 296 mm de chuva, do dia 1 até 9h do dia 26 de junho, o que representa três vezes mais chuva do que o normal. A média de chuva para junho em Curitiba fica em torno dos 98 mm.

O excesso de chuva é observado em todo o estado e causa problemas como deslizamentos de terreno e enchentes. Na terça-feira, 25, o rio Ivaí transbordou. Segundo a Patrulha Ambiental, o rio está 7 metros acima do nível normal. Segundo o Inmet, o total de chuva acumulado em 25 dias estava perto dos 410 mm. A média normal de chuva para junho é de aproximadamente 100 mm.

Mas também foi a chuvarada de junho que fez com que a vazão no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, na tríplice fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai), atingisse nesta terça-feira o volume histórico de 33 mil metros m³/s, o maior registrado nos últimos 15 anos. Desde o início de junho, os paranaenses devem contar nos dedos de uma mão os dias de sol e sem chuva. Os problemas causados pelo excesso de chuva já afetaram quase 40 mil pessoas no estado.