Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva diminui em Mato Grosso do Sul

15/07/2015 às 15:05
por Josélia Pegorim

Julho é um mês de predomínio de tempo seco e umidade do ar baixa na Região Centro-Oeste do Brasil. Eventos de chuva são raros, mas já ocorreram no começo do mês quando choveu forte em várias áreas de Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Mato Grosso. Choveu até um pouco na região de Brasília.

O mapa mostra a média de chuva normal para julho no Centro-Oeste

 

Este outro mapa mostra a anomalia de chuva (diferença entre a média histórica e chuva ocorrida real) entre os dias 1 e 14 e julho. Os tons de azul indicam que a chuva superou a média.

 

 Chuva diminui em MS

O centro-sul e o oeste de Mato Grosso do Sul terminam a primeira quinzena de julho com muito mais chuva do que o normal. O excesso de umidade vem dificultando a colheita do milho safrinha. Com o tempo instável, sem o sol, as temperaturas ficaram baixas nos últimos dias nestas regiões e o nível de umidade no ar bastante elevado, contrastando com o restante da Região.

 

 

 

Mas o ar seco que já predomina sobre o Centro-Oeste vai ganhar força novamente sobre o Mato Grosso do Sul nos próximos dias. A diminuição da nebulosidade e da chuva deve ser percebida já nesta quinta-feira, mas principalmente no fim de semana.

Os mapas mostram a previsão do volume de chuva para os próximos 10 dias. A cor branca indica ausência de chuva.

 

 

 

 

Vazio sanitário em MT

Começou o vazio sanitário em Mato Grosso. Por determinação do governo estadual, as queimadas agrícolas para limpeza de terreno estão proibidas entre 15 de julho e 15 de setembro.

As agricultores devem fica atentos porque a tendência é de que o solo fique cada vez mais seco na segunda quinzena de julho. A chance de alguma chuva é remota.

 

publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

31°
max

0mm / 0%

Dourados - MS

17°
min

35°
max

0mm / 0%