Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva em São Luis está muito abaixo da média

16/03/2014 às 16:44
por Josélia Pegorim

O mês de março é época de muita chuva sobre o Maranhão, especialmente no litoral. Em São Luís, capital do estado, março é o segundo mais chuvoso na escala anual, com média histórica de 422 mm, pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia. A maior média mensal histórica é a de abril, quase 473 mm.

 

O período chuvoso em São Luis em 2014 está sendo ruim. A quantidade de chuva tem ficado muito abaixo da média normal. O desempenho da chuva de março está muito fraco. Em 16 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 122 mm. Até agora, a chuva do segundo mês mais chuvoso do ano está 71% abaixo da média. O gráfico mostra o comparativo com janeiro e fevereiro     ZCIT provoca chuva forte A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ganhou força sobre o norte do Nordeste e já provocou chuva volumosa em Turiaçu, no litoral norte maranhense. Entre 9 horas do dia 15 e 9 horas de 16 de março choveu 90 mm (Inmet). No decorrer da semana, a ZCIT continua atuando sobre o Maranhão aumentado a frequência e a intensidade das pancadas de chuva.

ZCIT A ZCIT é um fenômeno meteorológico típico desta época do ano caracterizada por grandes áreas de nuvens carregadas que ficam paradas por alguns dias na costa norte do Brasil. A atuação do sistema é comum entre dezembro e maio. Neste período, as áreas de instabilidade da ZCIT passam várias vezes pelo extremo norte do Brasil.