Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte e ventania no Rio - Rajada chega aos 87 km/h

16/01/2014 às 19:32
por Josélia Pegorim

Depois de vários dias ensolarados e muito quentes, mas sem chuva, os temporais voltaram ao ocorrer no Grande Rio no fim da tarde desta quinta-feira. A chuva veio forte e com ventania. O aeroporto Santos Dumont registrou uma rajada de 87 km/h às 18h49 e uma de 55 km/h/h às 18h40. O demais aeroportos do Rio registravam chuva moderada a forte e trovoadas às 19h, mas ventania. A chuva forte prejudicava a visibilidade. A animação das imagens de satélite mostra as grandes áreas de nuvens carregadas avançando sobre o centro-sul do Estado do Rio de Janeiro e chegando ao Grande Rio. O sol predominava pouco antes das 13 horas e antes das 18 horas o céu estava completamente nublado. Os pontos vermelhos indicam núcleos com grande potencial para tempestade e ventania.

O radar meteorológico do Sumaré, operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro detectava fortes áreas de chuva sobre a cidade pouco antes da 19 horas.

Chuva forte até sábado

O calor e o deslocamento de uma frente fria pelo mar geraram nuvens muito carregadas sobre São Paulo, mas que avançaram para o Rio de Janeiro. A frente fria segue pelo mar e avança também para o Rio de Janeiro. Até domingo, todas as regiões fluminenses ficam abafadas, com muitas nuvens e sujeitas a temporais. O feriado de São Sebastião, dia 20, será com sol forte e pancadas de chuva no fim da tarde.