Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte na Bahia e no sul do Piauí

06/12/2014 às 14:37
por Michele Fernandes

Áreas de instabilidade se formaram em altos níveis atmosféricos e vêm provocando chuva forte em diversas áreas da Bahia ao longo deste sábado. Estas instabilidades estão associadas a um cavado sobre o Nordeste do país. Um cavado representa uma ondulação na atmosfera, na qual os ventos giram predominantemente no sentido horário, mas não formam uma circulação fechada (baixa pressão). Esta situação facilita a ascensão do ar para gerar nuvens carregadas, como as cumulonimbus - cb's - responsáveis por tempestades.

É possível verificar na imagem do modelo meteorológico esta ondulação, e na imagem de satélite as instabilidades associadas à esta perturbação.

Linhas de corrente em 250hpa e cavado demarcado em vermelho.

Na imagem de satélite meteorológico a seguir, é possível verificar nuvens carregadas - em cores verdes, azuis e brancas (de acordo com a ordem crescente de intensidade) -  associadas à perturbação atmosférica em altos níveis atmosféricas

Núcleos intensos de chuva associados ao cavado em altos níveis atmosféricos.

Segundo registros das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),  já foram acumulados 57.2mm de chuva em Maraú, 20mm em Buritarama, 27.6mm em Amargosa, 21mm em Valença e 25.6mm em Barra (em apenas uma única hora).

A previsão é que estas instabilidades continuem atuando sobre o Estado neste sábado, provocando chuva com até forte intensidade ao longo do dia.

É possível verificar na imagem de satélite também que intensos núcleos de chuva estão se formando sobre o sul do Maranhão e do Piauí, provocando chuva forte em diversos municípios. Infelizmente, por falta de estação meteorológica nestas áreas, não é possível quantificar a chuva acumulada na região.

Em grande parte do Piauí e no sul do Maranhão, há previsão de pancadas de chuva ao longo deste sábado, alternando com períodos de melhoria.

Amanhã o tempo não muda muito sobre estes três Estados. As áreas de instabilidade continuam favorecem a formação de muitas nuvens sobre a Bahia e o centro-sul do Maranhão e do Piauí. Há risco de chuva forte, principalmente no oeste baiano. Ainda assim, o tempo fica abafado nestas áreas, e o sol até aparece mais forte em alguns momentos do dia.