Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva não dará tregua ao Sul do Brasil

10/07/2015 às 15:47
por Josélia Pegorim

Em uma semana, o Sul do Brasil vive seu terceiro evento de chuva forte volumosa. Em 10 dias de julho, várias áreas no centro-oeste e norte do Paraná já receberam mais chuva do que normalmente acontece durante todo o mês de julho. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia já chover cerca de 200 mm na região de Goioerê e de Maringá. A região de Marechal Cândido Rondon acumulou quase 160 mm neste período.

O mapa mostra a média de chuva normal para julho na Região Sul. Na maior parte da Região, esta média não passa dos 150 mm.

 

 

Confira a previsão para Região Sul

 

As condições meteorológicas nos próximos cinco ou sete dias vão forçar a presença de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Pelo menos até meados da próxima semana, até 15 de julho, a chuva não dará trégua a população da Região Sul. A situação é de alerta para enchentes no Paraná e em Santa Catarina.

 

Fique atento às orientações da Defesa Civil da sua cidade ou do seu estado.

 

A meteorologista explica a situação preocupante da chuva sobre o sul do Brasil.

 

 

Prejuízos para a agricultura

Os efeitos negativos do excesso de chuva já são sentidos nas lavouras de milho safrinha e de café que estão em colheita. Os trabalhos estão paralisados ou pelo menos atrasados por causa do tempo muito úmido. Em muitas áreas, o solo está encharcando de tanta chuva.

O trigo do Paraná, onde a produção se concentra no oeste do estado, também já está sentindo a chuva excessiva. Problemas com fungos já podem aparecer nos próximos dias por causa da umidade muito acima do normal.

 

Assis Chateaubriand (PR) manhã de 10-7-2015 por Andre Batista