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Cinzas do vulcão Eyjafjallajökull sobre a Alemanhã

17/04/2010 às 07:17
por Josélia Pegorim

A pl
uma do vulcão islandês Eyjafjallajökull continuava se espalhando sobre a Europa e nesta sexta-feira, 16 de abril, passava sobre a Alemanha.  Este vulcão fica sob geleiras no sul da Islândia. A pluma de detritos ejetados pelo vulcão contém cinzas e outras partículas, como pedras e silício, estão sendo transportadas para a Europa pelos fortes ventos da corrente de jato, uma área de ventos fortes na alta atmosfera. Esta corrente de jato tem direção de oeste para leste. A imagem abaixo, em alta resolução, foi obtida pelos sensores MODIS, do satélite "Terra", operado pela NASA. A erupção do quase impronunciável vulcão islandês começou no fim de março. No dia 4 de abril, satélites da NASA captaram a imagem abaixo, que mostra dois focos de erupção. Com a evolução da erupção e despejo da lava,  o Icelandic Civil Protection Department, algo como a defesa civil da Islândia,  ordenou a evacuação de cidades e fazendas próximas ao vulcão no começo da manhã do dia 14 de abril. Por volta de 00h30 do dia 14 de abril, horário da Islândia, a pluma já estava a mais de 100 km do ponto incial da erupção.  Ao mesmo tempo,  o VAAC de Londres ( London Volcanic Ash Advisory) registrava sinais da pluma de cinzas do vulcão a mais de 6000 metros de altitude. A imagem abaixo mostra a pluma do vulcão a mais de 100 km do ponto de erupção. A área em tom de branco brilhante indica uma temperatura de 1200°C. A expansão da pluma de cinzas do vulcão sobre a Europa provocou o maior caos do tráfego aéreo, com fechamento de diversos espaços aéreos. Isto significa centenas de vôos cancelados, milhares de passageiros descontentes e presos em aeroportos, e milhões de dólares em prejuízos. O perigo para a navegação aérea está na sucção pelas turbinas dos avisões das partículas contidas na "nuvem" de dejetos que se espalha na atmosfera.  A entrada deste material abrasivo nas turbinas pode causar danos irreparáveis aos aviões, ocasionando até mesmo a paralização e queda da aeronave.