Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Como é o sol de pertinho?

19/06/2015 às 23:17
por Josélia Pegorim

 

Fotografia do sol tirada a partir de um telescópio solar em 13/02/2015 (Cortesia Apolo11.com)

 

Esta imagem é real. Este é o sol que nos aquece diariamente, que vemos às vezes como uma mancha indefinida, cheia de pontas de luz, amarelado, esbranquiçado ou o sol vermelho no entardecer de um horizonte poluído, mas visto através de um telescópio solar.

Um telescópio solar é um aparelho preparado com filtros especiais para a segurança dos olhos, que permite observar o sol em proximidade sem por em risco a visão.

Fotografia do sol tirada a partir de um telescópio solar em 13/02/2015 (Cortesia Apolo11.com)

 

Olhar de perto o sol sem a proteção adequada para os olhos provoca cegueira gradual. Foi assim que Galileu Galilei (1564-1642), o grande físico, matemático, astrônomo e filósofo foi perdendo a visão, de tanto olhar para o sol com telescópio para estudar as manchas solares.

Sun Day: Dia Internacional do Sol

Estamos acostumados a observar as estrelas e a lua, mas não o sol. Você deve ter ouvido falar das manchas solares, mas você já viu as manchas? E as labaredas (proeminências) que saem do sol?

Dá para ver tudo isto e muito mais! Que tal ter esta experiência diferente no Sun Day - Dia internacional do Sol? O Sun Day é comemorado há alguns anos em diversos países no dia 21 de junho, que é o dia do solstício de inverno no Hemisfério Sul e do solstício de verão no Hemisfério Norte. A ideia é estimular nesta data a observação do sol, curtir tudo de sol, sair na rua fantasiado de sol, com um chapéu de sol, brincar ao sol.

Sun Day em São Paulo

A cidade de São Paulo vai fazer o Sun Day no dia 21 de junho, domingo, a partir das 10 horas no parque da Aclimação, na zona sul paulistana. A organização é do site Apolo 11.com, comandado por Rogério Leite.

Como chegar?

Para observar o sol é preciso óculos especiais, telescópios solares, mas principalmente que as nuvens não estejam deixando o céu todo nublado.

Os ventos frios e úmidos de uma forte massa de ar polar ainda chegam a São Paulo neste no domingo, 21 de junho. O frio e a grande quantidade de umidade vão formar uma névoa no começo da manhã que vai deixar o céu nublado. Mas essa névoa aos poucos enfraquece e deixa o sol aparecer.

 

A meteorologista Josélia Pegorim entrevistou Rogério Leite, do Apolo 11, organizador do Sun Day em São Paulo no Climatempo News de 19/06/2015.

 

O professor Marcos Calil explica as técnicas seguras para observar o sol com aparelhos simples e sofisticados.