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Como manter o foco e a forma no inverno?

04/06/2012 às 17:41
por Redação

Corr
idas que acontecem no inverno têm a vantagem de contar com o clima ameno e a menor probabilidade de chuvas. Um grande desafio que surge para alguns corredores nesse período, entretanto, é como vencer o frio e a vontade de ficar em casa, matando o treino. Para acabar com esse problema, profissionais da saúde informam que é possível sim manter o condicionamento com treino na esteira, no conforto da sua casa ou no calor da academia – basta lembrar que é necessário um plano de ação diferenciado para treino no equipamento. Flávio de Almeida Prado Mendes, especialista em fisiologia do exercício, informa quatro opções de treino para os dias em que o frio estiver muito forte: Os "15 velozes" - Realize este treino quando o tempo for curto. Trote por 3 minutos. Acelere a um ritmo mais rápido e mantenha por 2 minutos. Caminhe por 30 segundos. Repita a sequência. Em seguida, estenda o tempo de corrida para 3 minutos. Caminhe por 30 segundos. Repita. Desaqueça caminhando um pouco. O empurrão - Aqueça por 6 minutos, alternando 30 segundos de trote com 30 de caminhada. Aumente um pouco a velocidade e corra por 30 segundos. Caminhe por 30 segundos. Continue essa proporção 30/30. Acelere levemente a cada corrida. Faça quantos ciclos quiser, mas dentro da sua zona de conforto. A corrida longa - Acelere até alcançar um ritmo de corrida confortável. Corra por 2 minutos, então caminhe por 1 minuto. Repita três vezes essa proporção 2:1 e depois corra por 3 minutos, caminhe por 1. Repita três vezes. Finalize o treino correndo segmentos de proporção 2:1, seguidos de segmentos de 1:1. A ladeira - Acelere até chegar num ritmo fácil. Corra por 3 minutos. Aumente a inclinação para 2% durante 1 minuto, e para 4% por 1 minuto. Diminua a inclinação e descanse 1 minuto. Incline até 4% e corra por 2 minutos. Alterne: corra 2 minutos de aclive, depois trote 1 minuto no plano, pelo tempo que conseguir. No dia 15 de julho acontece a 2ª Meia Maratona Amil Campinas, evento que foi considerado o melhor do interior de São Paulo em 2011 e esteve entre os cinco melhores do país. Meia Maratona Amil Campinas Data: 15 de julho de 2012 Horário da largada: 7h Local da largada: Largo do Rosário -  Centro de Campinas Inscrições: Até 11 de julho - www.ativo.com e www.webrun.com.br