Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Do frio ao calor intenso no mesmo dia

08/07/2014 às 19:09
por Josélia Pegorim

Como é comum nesta época do ano no interior do Brasil, a amplitude térmica é muito grande. A diferença entre a temperatura da madrugada e a temperatura a tarde pode chegar ou mesmo superar 20°C.

Grandes amplitudes térmicas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas são mais comuns no entre o fim ou outono e o começo da primavera quando há maior chance de termos madrugadas frias e tardes quentes.

Os campeões de grandes amplitudes térmicas no Brasil são o interior do Nordeste, do Norte e o Centro-Oeste.

  Teresina (PI): do recorde de frio ao quase recorde de calor

A amplitude térmica nesta terça-feira em Teresina, capital do Piauí, foi 17,8°C. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada de 8 de julho foi a mais fria de 2014, com temperatura mínima de 18,8°C. O recorde anterior era de 19,0°C, em 12 de junho. Mas com sol forte o dia todo, a temperatura subiu muito e atingiu 36,6°C, por volta das 15 horas. Foi a segunda tarde mais quente do ano na capital do Piauí. O recorde de calor, por enquanto, é de 37,3°C, no dia 1 de janeiro.

Veja as maiores amplitudes térmicas de 8 de julho, pelas medições de temperatura nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Estreito, no Maranhão, a amplitude térmica foi de 20,5°C, com temperatura mínima de 14,8,°C e máxima de 35,3°C. Haja saúde para aguentar uma variação de temperatura tão grande assim!

Saiba mais sobre amplitude térmica neste Explicando o Tempo, com Maria Clara Machado.