Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Canteira seca um pouco mais

25/06/2014 às 12:54
por Josélia Pegorim

O Sistema Cantareira continua secando. Nesta quinta-feira, 26 de junho, pela informação da Sabesp, o nível do Cantareira estava em 21,3%, já considerando o uso da água do chamado “volume morto”.    

O Sistema Cantareira é o maior e o principal reservatório de água para o abastecimento da cidade de São Paulo, e de grande parte da Grande São Paulo. A falta de chuva e o calor extremo do verão de 2014 causaram esta seca histórica.

Faltou chuva no verão - que é, normalmente, época de chuva frequente e volumosa na região do Cantareira. O outono e o inverno são estações, normalmente, secas. A chuva está e vai continuar escassa por várias semanas.

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sistema Cantareira até o dia 9 de julho. O conjunto de represas que compõem o Cantareira está desenhado em roxo. Não há previsão de volume diário de chuva acima de 3 mm. O quadro de seca vai continuar.

Os problemas para abastecimento de água  na Grande São Paulo estão longe de terminar. Só tende a piorar. A preocupação agora é com o Alto Tietê que também está baixando cada vez mais. Segundo a Sabesp, a reserva de água  no dia 26 de junho de 2014 estava em 26,8%. No dia primeiro de junho o nível de água correspondia a 30,8% da capacidade total.