Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

EUA esperam por mais tornados durante a semana

06/04/2015 às 16:48
por César Soares

A primavera começou no Hemisfério Norte e junto com ela trouxe condições favoráveis para a formação de tornados nas áreas centrais dos Estados Unidos. O mês de março já terminou com o presença de fortes temporais e ventanias em áreas do Arkansas e Oklahoma. Nesta semana há o risco novamente de mais tornados nestas áreas.

Como a primavera é uma estação que fica entre o período mais frio e o mais quente dos Estados Unidos, sistemas como o jato polar ainda estão presentes favorecendo o transporte de massas de ar mais frias. Esse ar mais frio vindo do Polo Norte entra em choque com o ar mais quente e úmido vindo do Golfo do México, que se encontram justamente nos Estados norte americanos que são mundialmente conhecidos devido a presença de tornados, como o Kansas.

Com o avanço de uma forte frente fria ao longo da semana, o choque das duas massas de ar de características bem diferentes, há o risco da presença de tornados em Oklahoma e Kansas, principalmente entre a quarta-feira (08) e a quinta-feira (09).

Você sabia que o Brasil também é terra de tornado? Veja a matéria com o Professor Carlos Morales do Departamento de Ciências Atmosféricas no IAG/USP