Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Feriado de 15 de novembro

10/11/2010 às 15:00
por Josélia Pegorim

O pr
óximo fim de semana será prolongado, por conta do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação. O que normalmente se espera nesta época do ano é o calor e o sol. Os meteorologistas também ficam de olho nas pancadas de chuva, que são comuns nesta época, e justamente por conta do calor, podem se forte e trazer problemas. Confira como vai ficar o tempo no feriado de 15 de novembro em cada  região do país.

Região Sul

Noites frias e tardes quentes A semana começou como uma verdadeira fornalha no Sul do Brasil. Na tarde de segunda-feira, os termômetros alcançaram 40ºC em algumas áreas do interior do Rio Grande do Sul. Mas uma nova massa de ar polar entrou no Sul do Brasil e fez a temperatura despencar. Os efeitos dessa massa polar ainda serão sentidos no fim de semana prolongado, porém mais suaves. A madrugada desta quinta-feira será bem fria no Sul e pode até gear fraco em localidades das serras gaúcha e catarinense. Mas até o sábado, o frio diminui e o Sul do Brasil vai poder aproveitar o feriadão com sol e até calor. O ar fica seco no Sul, o que vai evitar a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva. Durante todo o fim de semana prolongado, praticamente toda a Região terão muito sol. No litoral de Santa Catarina, no vale do Itajaí, no litoral do Paraná e na Grande Curitiba, o sol vai aparecer junto de muitas nuvens, mas a chance de chuva é pequena. Porém, a maior quantidade de nuvens vai dificultar a elevação da temperatura. Assim, o fim de semana prolongado será com temperaturas amenas, abaixo do que normalmente se teria em meados de novembro. Nas demais áreas do Sul, as tardes serão quentes e as temperaturas podem superar os 30ºC no domingo e na segunda-feira. Faz um friozinho à noite e no começo da manhã.

Região Sudeste

Muitas nuvens e pancadas de chuva no feriado Uma nova frente fria entrou no Sudeste do Brasil e foi responsável pelos temporal que ocorreu na noite de ontem em São Paulo e em áreas do sul de Minas e do Triângulo Mineiro. Nesta quarta-feira, a frente fria aumentou a chuva e começou da baixar a temperatura no Estado do Rio de Janeiro e na região de Belo Horizonte. O Espírito Santo e o norte mineiro vão ter mudanças no tempo nesta quinta-feira. O risco de chuvas fortes ainda é alto em Minas, no Espírito Santo e até no Rio de Janeiro. Esta frente fria sai do Sudeste do Brasil na sexta-feira, mas seus efeitos serão sentidos por quase toda a Região durante o fim de semana prolongado. O ar vai permanecer bastante úmido em quase todo o Sudeste e as condições de chuva serão altas. As praias do Sudeste não serão os melhores locais para curtir o sol no feriadão. Ventos frios e úmidos vão soprar constantes do mar. O tempo vai ficar úmido, com muitas nuvens e chuvas freqüentes no litoral de toda a Região. O sol vai aparecer de vez em quando, sempre brigando para ganhar mais espaço entre as nuvens. Não há expectativa de ventania e nem de temporais, mas vai faltar sol e calor no feriadão. A Grande São Paulo terá um fim de semana prolongado na primavera, mas com clima de outono. As noites ficam frias e será difícil abandonar o cobertor. O sol vai aparecer junto de muitas nuvens e há previsão de chuvas fracas a moderadas, mas que não serão constantes. Todas as regiões de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro vão passar o feriadão com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva. Não dá para descartar a chance de chuvas fortes, por conta do ar abafado. A tendência é de que chova principalmente à tarde e à noite. O sol deste feriado vai aparecer forte só no interior de São Paulo. Mesmo assim, há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde.

Região Centro-Oeste

Fim de semana prolongado com calor, sol e pancadas de chuva O ar úmido quente vem predominando sobre o Centro-Oeste do Brasil, o que facilita a formação de muitas nuvens e a ocorrência das pancadas de chuva, principalmente durante a tarde e à noite. A recente passagem de uma frente fria aumentou ainda mais as condições de chuva em quase toda a Região e derrubou a temperatura no Estado de Mato Grosso. O ar frio polar já saiu de Mato Grosso do Sul e na manhã desta sexta-feira o as temperaturas já estavam altas, com sensação de calor. Durante o fim de semana prolongado, o ar fica quente em todo o Centro-Oeste do Brasil. Os termômetros devem superar os 30ºC, na maioria das áreas da Região. O sol vai aparecer forte durante várias horas em todos os Estados, mas não há como descartar as pancadas de chuva, por conta do excesso de calor e da alta umidade no ar. Neste sábado, a chance de alguma chuva é baixa apenas no sul de Mato Grosso do Sul. A capital, Campo Grande, e as demais áreas do Estado e outras áreas do Centro-Oeste terão várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte, principalmente no norte e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. No domingo, a situação será parecida com o sábado. Apenas o sul de Mato Grosso do Sul terá um dia com tempo firme, sem chuva. Na segunda-feira, feriado da Proclamação da República, o tempo deve ficar mais instável na parte norte de Mato Grosso, de Goiás e no Distrito Federal. As pancadas de chuva nestas regiões podem acontecer já pela manhã e o risco de chuva forte é maior. Nas demais áreas do Centro-Oeste, incluindo as capitais Goiânia, Cuiabá e Campo Grande, o sol aparece forte, mas as nuvens aumentam e as pancadas de chuva voltam a ocorrer durante a tarde e à noite.

Região Nordeste

Frente fria aumenta a chuva na Bahia O sol forte e o calor ainda predominam no Nordeste do Brasil, mas o tempo vai mudar em parte da Região Durante o fim de semana prolongado. Uma frente fria avança pelo litoral sul da Bahia a partir da próxima sexta-feira e vai aumentar a umidade em muitas áreas do Nordeste. O tempo não vai fechar na Região, mas várias áreas do litoral e do interior terão aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. O litoral sul da Bahia é a região que mais vai sentir as mudanças no tempo provocadas pela nova frente fria. Quem for passar o feriadão em áreas como Porto Seguro deve estar preparado para dias cheios de nuvens e pancadas de chuva freqüentes. Não conte com o sol forte. Em Salvador, no Recôncavo, na Chapada Diamantina e também no oeste da Bahia, o fim de semana prolongado será com períodos de sol e pancadas de chuva. Faz calor, mas a temperatura não fica tão elevada como nos últimos dias. No Maranhão e no Piauí, também vão ocorrer várias pancadas de chuva durante o feriadão, mas o sol aparece na maior parte do dia. Nos demais Estados do Nordeste, o fim de semana prolongado será com bastante sol. No sábado, pode ocorrer alguma chuva passageira no litoral do Ceará. No Domingo, chove rapidamente no litoral entre Sergipe e a Paraíba.

Região Norte

Chuva forte durante todo feriado A semana terminou com chuvas volumosas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. No fim de semana essas áreas de nuvens pesadas vão continuar crescendo sobre o Norte do Brasil e pode chover forte em alguns momentos. O sol aparece com mais força e por mais tempo no Tocantins, Amapá e Belém mesmo assim ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora. No domingo e na segunda-feira o tempo não muda.