Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria avança pelo centro-sul do Brasil

06/07/2014 às 09:53
por Aline Tochio

Uma frente fria está avançando pela região Sul do Brasil e suas nuvens estão chegando até o Mato Grosso do Sul. O sistema voltou a provocar chuva forte em parte do Rio Grande do Sul, mas os volumes acumulados não foram extremos como os da semana passada. Pelas medições do INMET, entre 09 horas de sábado (05) e 09 horas de domingo o maior volume de chuva foi observado em Santiago, onde choveu 55 milímetros. No centro-sul e oeste gaúchos a chuva acumulou entre 25 e 40 milímetros nesse período.

A frente fria também já levou chuva para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. A região de Porto Murtinho (oeste) amanheceu com chuva neste domingo. A chuva não está tão intensa por lá, mas há registro de muitos raios.

Ao longo deste domingo essa frente fria vai continuar avançando entre o Sul e o Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira avança por todo o centro-sul do País, levando instabilidade para São Paulo, o restante de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso e até para Rondônia e Acre. A massa polar dessa frente fria é intensa e provoca geada em partes do Rio Grande do Sul, além de um novo episódio de friagem no sul da Amazônia.

Entre terça e quarta-feira volta a chover inclusive na região de Belo Horizonte. E no final da semana as nuvens e a umidade aumentam nas regiões de Goiânia e do Distrito Federal. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada nessa semana no Brasil.