Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio abaixo de zero e muita geada no Sul

03/06/2015 às 11:51
por Josélia Pegorim

Pelo quarto dia consecutivo, o Sul do Brasil registra temperatura abaixo de zero e geada. O frio oi ainda mais intenso na madrugada desta quarta-feira na região serrana de Santa Catarina, onde as cidades mais elevadas amanheceram com um tapete branco por causa da forte geada.

Pela medição do Epagri-Ciram, a temperatura chegou ao 4,0°C abaixo de zero em Urupema. Este é recorde de frio no Brasil nesta quarta-feira, 3 e junho, e também a temperatura mais baixa registrada em 2015 no país até agora. Ontem, a temperatura em Urupema foi de 2,7°C abaixo de zero.

Confira as menores temperatura registradas no Brasil em 3 de junho de 2015.

 

 

São Joaquim, na serra catarinense, teve muita geada. As fotos são de Mycchel Hudsonn Legnaghi, da Agência São Joaquim Online.

 

Temperatura em elevação

A combinação da presença do centro (região mais fria) de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil e com uma noite com poucas nuvens fez com que muitas áreas da Região ainda tivessem temperaturas baixas na madrugada desta quarta-feira,

A tendência para os próximos dias é de elevação da temperatura. O centro polar já está sobre o oceano e se afasta cada vez mais do Sul do Brasil nos próximos dias, o que vai ajudar a diminuir o frio. Além disso, uma massa de ar quente que já predomina no centro-norte do Brasil se espalha para o centro-sul ajudando a aquecer o ar.

 

Feriadão com predomínio de sol

O ar quente e seco ganha força sobre o Brasil nos próximos dias. Além de ajudar a elevar a temperatura, deixando as noites menos geladas,  esta massa de ar vai bloquear a instabilidade de uma frente fria no Rio Grande do Sul.  O sol vai predominar no feriadão no Paraná e em Santa Catarina, mas o Rio Grande do Sul terá muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes.