Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio abaixo de zero no Rio Grande do Sul

16/07/2015 às 11:34
por Josélia Pegorim

A forte presença do ar polar e a pouca nebulosidade durante a noite fizeram com que a madrugada desta quinta-feira fosse gelada no Rio Grande do Sul. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o dia amanheceu com temperatura abaixo dos 10°C em praticamente todo o Estado. A menor temperatura no Rio Grande do Sul e também no Brasil nesta quinta-feira ocorreu em Jaguarão, na quase na fronteira com o Uruguai, que registrou 0,6°C abaixo de zero.

O Rio Grande do Sul foi o estado mais frio no país na madrugada de 16 de julho de 2015. Em Santa Catarina, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura foi de 9,2°C no morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra. No Paraná, a menor temperatura foi de 13°C em Foz do Iguaçu.

 

 

 

Menos frio e mais chuva no RS nos próximos dias

O tempo chuvoso dos últimos dias já vinha causando queda da temperatura no Sul, mas o resfriamento foi mais acentuado na madrugada desta quinta-feira no Rio Grande do Sul por causa da passagem do centro de uma massa de ar polar pelo sul do estado. O centro polar é a região mais fria. Até a manhã de sexta-feira, este centro polar já estará sobre o oceano e afastado do Sul do Brasil, o que vai facilitar a elevação da temperatura.

 

Confira a temperatura para Jaguarão

 

O afastamento do ar polar e a volta do sol vão permitir uma rápida elevação da temperatura a partir da tarde de sexta-feira e principalmente no fim de semana.

Mas a população gaúcha deve ficar atentam para a volta a da chuva. Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul no fim de semana e a chuva volta forte no domingo. A chuva deve ser volumosa no centro-sul do Estado.

 

 

Veja a previsão da chuva para os próximos dias no Sul