Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio bate recorde no Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

25/06/2015 às 15:47
por Josélia Pegorim

Uma grande e forte massa de ar polar influencia várias Regiões do Brasil nos próximos dias. O centro deste sistema, que é a região mais fria, já está e vai continuar sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sul até o fim de junho.

Uma massa de ar polar é um centro de alta pressão atmosférica. O centro (A) polar atual está com 1040 hPa e vai enfraquecendo devagar até o fim do mês, mas ainda continua ao largo da costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Por ser um centro de pressão forte, os ventos gerados por esta massa polar são moderados a fortes. O centro (A) permanece sobre o oceano e os ventos trazem o ar úmido e frio do mar para o continente.

 

 

 

 

Sobre o mar, o poder de resfriamento desta forte massa de ar polar é menor do que se estivesse sobre o interior do continente. O ar polar continua chegando ao Sudeste, ao Sul e também ao Centro-Oeste, mas de forma enfraquecida.

 

 

 

 Frio de subsidência

A Região Centro-Oeste tem amanhecido fria nos últimos dias, mas as baixas temperaturas não foram provocadas pela entrada de ar polar intenso.A queda acentuada da temperatura é consequência do efeito de subsidência do ar.

A noite com pouca ou nenhuma nebulosidade e faz com que a perda de calor pela atmosfera seja maior. Esta á uma situação típica desta época do ano no Centro-Oeste. As noites ficam frias, mas com sol forte o dia todo, faz calor à tarde. No decorrer da semana, as noites seguem frias, com poucas nuvens. Brasília e Goiânia podem bater recorde de frio novamente.