Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio de quase 5°C abaixo de zero no Sudeste

08/06/2015 às 16:01
por Josélia Pegorim

Com o sol forte e enfraquecimento do ar polar sobre o Brasil, as tardes na Região Sudeste ficaram mais quentes nos últimos dias. Mas mesmo assim, madrugadas ficaram mais frias.

Nesta segunda-feira, 8 de junho, as menores temperaturas no Brasil ocorreram em estados do Sudeste. Em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 5,0°C. Foi a temperatura mais baixa no país nesta segunda-feira.

Confira as cinco menores temperaturas registradas no Brasil em 8 de junho de 2015.

 

 

 

Mas um lugar fez ainda mais frio. Foi no sul do estado do Rio de Janeiro, no alto da serra da Mantiqueira, onde está o Parque Nacional de Itatiaia, uma estação meteorológica automática colocada há aproximadamente 2400 metros de altitude registrou 4,5°C abaixo de zero. O gelo se espalhou sobre a vegetação por causa do frio intenso.

As imagens são de Calos Dias, do grupo “Abaixo de Zero”, que reúne adoradores do frio intenso e se preocupa em achar e monitorar os locais mais frios do Brasil.

 

Parque Nacional de Itatiaia (RJ): frio abaixo de zero formou gelo sobre a vegetação (Foto: Carlos Dias/Abaixo de Zero)

 

Parque Nacional de Itatiaia (RJ): frio abaixo de zero medido há mais ou menos 2438 m de altitude (Foto: Carlos Dias/Abaixo de Zero)

 

Frio de subsidência

O frio intenso no Sudeste nesta segunda-feira não foi provocado pela entrada de uma nova massa de ar polar, mas pelo efeito de subsidência. Um forte sistema de alta pressão atmosférica predomina sobre o Brasil e faz com que o ar subsidência (de cima pra baixo) fique forte sobre o Sudeste. Este movimento deixa o ar mais seco. Com menos umidade, menos nuvens se formam. A falta de nuvens durante a noite acentua o resfriamento do ar.

Você sabe por que as noites sem nuvens são mais frias?

 

Menores temperaturas em cada estado do Sudeste, em 8 de junho de 2015 (Fonte: Inmet)

 

Vai esfriar mais?

Por enquanto, não há previsão de mais ar polar sobre o Sudeste nos próximos dias, mas por causa do efeito de subsidência, as noites vão continuar frias e várias cidades nas regiões serranas dos estados vão continuar registrando temperaturas abaixo dos 10°C.

No fim da semana, uma nova frente fria vai chegar ao litoral de São Paulo. Será que este sistema vai trazer mais ar polar para a Região Sudeste? Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

Quando volta a chover no Sudeste?