Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio diminui e volta chover no Sul

16/06/2015 às 21:52
por Josélia Pegorim

O tempo tem nova mudança no Sul do Brasil nesta quarta-feira. O frio diminui, mas a chuva volta e poderá causar novos transtornos nas próximas 48 horas. Algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vão viver uma situação pouco comum: amanhecer com geada e terminar o dia trovoada e chuva.

O ar polar intenso que congelou o Sul nesta terça-feira se afasta da Região e a temperatura sobe rapidamente. Mesmo assim, o amanhecer da quarta-feira ainda será frio e até com geada em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Confira a previsão para a Região Sul

 

A pressão do ar volta a baixar entre o Paraguai, a Argentina e a Bolívia e uma nova frente fria avança para o litoral do Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas se espalham sobre os três estados do Sul e chuva retorna com raios especialmente na tarde e noite desta quarta-feira. Áreas dos três estados poderão ter chuva.

 

Além do rápido desenvolvimento, as áreas de instabilidade se intensificam na quinta-feira e devem provocar temporais nos três estados. A preocupação é maior com Santa Catarina que ainda se recupera dos estragos causados pela chuva volumosa que ocorreu no fim de semana. Várias regiões do estado tiveram deslizamentos de terra e da enchentes.

Para a maioria das regiões catarinenses, a média de chuva normal em junho fica em torno de 150 mm. A tabela mostra o quanto choveu em algumas regiões de Santa Catarina entre 12 e 15 de junho de 2015.

 

 

Mais geada

Para os gaúchos e a população da serra e do planalto sul de Santa Catarina, a semana termina com a passagem de outra massa de ar polar forte que deve causar mais geada. Confira a previsão.

 Capitais do Sul registram recordes de frio em 16/06/2015

Veja fotos da geada de 16 de junho de 2015, a primeira geada intensa e generalizada deste ano.

 

São Joaquim (SC) geada em 16-06-2015, por Mycchel Husdonn Legnaghi / Agência São Joaquim Online. Clique na imagem

 

Curitiba (PR) geada em 16-06-2015 no Jardim Botânico por Wesley Martins. Clique na imagem


Panorama do inverno 2015 no Brasil

Fique atento: casos de gripe aumentam no frio

5 destinos para curtir o inverno no mundo todo