Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Furacão precoce nos EUA?

05/05/2015 às 15:13
por César Soares

O Sistema de Monitoramento de Furações dos Estados Unidos tem data oficial para iniciar os trabalhos no Atlântico Norte. Oficialmente o início ocorre no dia 1 de junho e encerra no dia 30 de novembro, desta forma está definida a estação de furacões na costa leste americana, claro que o monitoramento também ocorre no Pacífico onde os furacões também se deslocam para a costa oeste.

Mas alguns sistemas podem se formar fora deste período. E é exatamente o que pode ocorrer ainda nesta semana, mais precisamente na quinta-feira (07) quando um sistema de baixa pressão atmosférica que esta na costa da Flórida pode evoluir para um furacão.

Segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC - sigla em inglês) há 20% de chance da formação de um furacão a partir da baixa pressão atmosférica que está na costa da Flórida.

Não é a primeira vez que um sistema fora de época pode se formar no Atlântico Norte. Em 22 de maio de 2012 tivemos a formação de Alberto, uma tempestade tropical e em maio de 1887 também foram observados dois sistemas tropicais.

O meteorologista César Soares comentou a situação meteorológica e a possibilidade de um furacão precoce na costa leste dos Estados Unidos. Confira!