Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grande SP com sol e risco de chuva

05/03/2015 às 09:54
por César Soares

 

Atualizado às 15h40 de 05/03/2015

As nuvens altas já deram lugar às nuvens mais espessas e baixas na Grande São Paulo. O meteorologista César Soares fotografou o céu da Vila Mariana às 15h00 e já havia a presença de nuvens do tipo Cumulus que podem dar origem aos Cumulonimbus (Cbs) e provocar chuva forte.

A semana começou com o predomínio de tempo firme e pouca chuva na capital paulista. O ar seco favoreceu também a queda da qualidade do ar. Segundo informações da CETESB, a quinta-feira (05) teve uma manhã com qualidade do ar moderada em diversos pontos, especialmente sobre a Zona Oeste da capital paulista.

No mapa da CETESB os pontos em amarelo representam qualidade do ar moderada, em verde a qualidade do ar é boa. No fechamento da quarta-feira (04), uma das estações de medição chegou a registrar qualidade do ar ruim no posto da Cidade Universitária.

As imagens do satélite meteorológico entre a madrugada e a manhã mostravam a presença de poucas nuvens. A presença predominante durante a manhã era de nuvens altas do tipo Cirrus e Cirrostratus. Tais nuvens também favorecem a entrada de mais luz solar o que fez a temperatura subir. A mudança na direção dos ventos também auxiliam no transporte de um ar mais quente, a temperatura mínima na estação convencional do Mirante de Santana na Zona Norte da capital paulista foi de 19,7°C.

O meteorologista César Soares fotografou o céu da sede da Climatempo no bairro da Vila Mariana. É possível ver a presença de nuvens altas do tipo Cirrostratus que são formadas por cristais de gelo e não provocam chuva.

Há o risco de chuva rápida até o início da noite. Mas a chuva deve acontecer de forma pontual, não serão todas as áreas da Região Metropolitana de São Paulo que observarão a chuva.

Previsão de muita chuva no fim de semana

As condições do tempo irão mudar bastante na Grande São Paulo. Na sexta-feira (06) a chuva já começa a ocorrer em uma área maior da Grande São Paulo, mas ainda em forma de pancadas entre a tarde e a noite principalmente. Mas no sábado (07) o posicionamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa paulista vai trazer a organização de mais chuva para a Região Metropolitana de São Paulo. O céu vai ficar cheio de nuvens desde cedo e há o risco de chuva a qualquer momento.

Tanto no sábado quanto no domingo (08) há o risco de temporais e de grandes volumes acumulados de chuva que podem acarretar em alagamentos e inundações.

Veja também: Chuva no Brasil nas últimas semanas de verão