Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grandes nuvens provocam chuva forte no norte do RS

13/10/2014 às 11:11
por César Soares

Áreas de instabilidade avançam pelo pelo sul e provocam pancadas de chuva principalmente sobre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como pode ser visto nos tons em azul e roxo sobre o sul de Santa Catarina, o norte e serra gaúcha.

Na imagem do satélite a nebulosidade possui topos bastante elevados, tais nuvens são capazes de provocar temporais.

As imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja-SC seguem a mesma linha e mostram nuvens carregadas que são capazes de provocar chuva com intensidade forte. As áreas em vermelho escuro indicam chuva mais forte que vem acompanhada de raios. Há o risco de granizo.

Mais chuva para os próximos 15 dias

A passagem frequente de frentes frias pela Região Sul que não conseguem avançar para o Sudeste devido a presença de um bloqueio atmosférico, fará com que os volumes de chuva subam bastante ao longo dos próximos 15 dias principalmente sobre o Rio Grande do Sul. sul de Santa Catarina onde os volumes podem superar os 200mm acumulado no período. Isso pode ser visto no mapa de previsão de chuva para os próximos 15 dias nos tons em verde escuro.

Essa semana será marcada novamente pela chuva no Região Sul do Brasil. Áreas de instabilidade ainda se formam e provocam pancadas de chuva localizadas. Mas na quinta-feira (16) a passagem de uma frente fria irá trazer mais nebulosidade e nuvens ainda maiores para a Rio Grande do Sul e provocará temporais. Essa condição agrava os problemas com a cheia do Rio Uruguai que atingiu níveis bastante altos pela segunda vez em menos de 6 meses. Há o risco de alagamentos e extravasamentos de rios.