Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grandes volumes de chuva em MG e ES

24/03/2015 às 11:07
por César Soares

A presença de uma frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia incentiva a organização de grandes áreas de instabilidade e vai provocar mais chuva sobre áreas capixabas e mineiras ao longo da terça-feira (24). Essa mesma frente foi a responsável pelos temporais da tarde de segunda-feira (23) sobre áreas do centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e seu deslocamento favorece a chegada de nuvens carregadas também sobre o sul da Bahia.

Na animação do satélite meteorológico é possível ver a presença da frente fria organizando instabilidades e provocando pancadas de chuva ainda em áreas do nordeste mineiro.

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) entre às 10h da manhã de segunda-feira e 10h da manhã de terça-feira choveu 89,4mm na cidade de Águas Vermelhas-MG. Em Santa Teresa-ES choveu cerca de 34mm no mesmo período, mas esta chuva se concentrou entre a tarde e a noite da segunda-feira principalmente e veio com forte intensidade.

Mais sol e menos chuva até sexta-feira

A frente fria vai se afastar para o oceano durante os próximos dias. Com isso os dias de sol já voltam a predominar sobre o centro-leste de Minas Gerais e Espírito Santo. O ar volta a descer das camadas mais altas da atmosfera para as camadas mais baixas, impedindo assim a formação de grandes nuvens que possam provocar chuva, ou seja, o ar seco voltará a predominar.

As condições do tempo tendem a mudas novamente no fim de semana com a aproximação de uma nova frente fria.