Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Granizada na Grande Buenos Aires e em Montevideo

25/09/2014 às 17:05
por César Soares

Fortes áreas de instabilidade associadas a passagem de uma nova frente fria sobre a Argentina provocou temporais com granizo na Grande Buenos Aires.

As imagens do satélite meteorológico mostram a formação de grandes nuvens, em tons de azul. Algumas destas nuvens ficaram muito profundas, com grande desenvolvimento vertical e gerando granizo no seu interior.

O radar meteorológico de Ezeiza, na Argentina, também mostra chuva forte com risco de granizo em tons de vermelho.

O site tormentas argentinas conseguiu imagens do granizo na região de Tigre.

         

Montevideo: granizo e alagamentos

A passagem das áreas de instabilidade da frente fria sobre Montevideo, capital do Uruguai, também provocou tempestades com granizo. Muitas ruas ficaram alagadas e o granizo destruiu vidro dos carros.

O granizo ocorreu também sobre o aeroporto de Montevideo e foi notificado no informe METAR das 18h. O granizo é o "GR". "TS" indica trovoadas, raios e o "RA" chuva moderada

25/09/2014 SUMU 252100Z METAR SUMU 252100Z 01008G22KT 1000 TS GR RA BKN010 FEW040CB BKN070 15/14 Q1005

A ventania casou prejuízos.

Daniela Nola (@la_nola7) nos cedeu o vídeo que mostra a chuva torrencial que caiu sobre Montevideu nesta quinta-feira, onde se houve claramente o barulho do impacto das pedras de gelo.

A frente fria avança para o Sul do Brasil e intensifica as áreas de instabilidade que voltaram a se formar sobre a Região nesta quinta-feira, 25. Há previsão de temporais e risco de granizo também sobre o Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e Paraná nas próximas 48 horas.