Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul do Brasil terá mais temporais no fim de semana

17/10/2014 às 07:11
por Aline Tochio

Atualizado às 14h55 de 17/10/2014

A cidade de Porto Alegre acumulou nas últimas 24 horas mais 89mm. O total acumulado no mês de outubro deste ano, já ultrapassou em 29% a média climatológica.

A madrugada desta sexta-feira foi de tempo bastante instável no Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade que se formaram sobre o Estado seguem bastante ativas e já provocaram chuva volumosa, raios e inclusive queda de granizo em alguns pontos desde a quinta-feira.

Na imagem do satélite meteorológico é possível ver uma grande área em vermelho que representa nuvens com topos muito grandes, que são capazes de provocar temporais.

Entre as 3h e 6h, foram acumulados em torno de 40 mm em Porto Alegre, segundo a estação meteorológica do INMET na capital. Nas últimas 24h, já choveu cerca de 70mm na capital e até a manhã de ontem, dia 16/10, havia precipitado cerca de 50mm de chuva. A média climatológica de chuva para a cidade é cerca de 120mm, ou seja, até a manhã desta sexta-feira, já tinha acumulado na cidade a média de chuva climatológica.

Há instabilidade ativa também sobre o interior, como em São Gabriel, que nas últimas 6h, entre as 2h e 6h, acumulou cerca de 28mm de chuva, e como em Campo Bom que na última hora já acumulou em torno de 15mm.

Previsão ao longo da sexta-feira, o tempo vai permanecer instável, e o risco para mais temporais persiste sobre grande parte das áreas gaúchas, inclusive em Porto Alegre. O risco é grande para transbordamento de córregos e rios.

  Mais chuva para o fim de semana

No final de semana, o tempo não vai mudar. Grande parte das áreas gaúchas seguem com tempo carregado, ainda com risco para chuva volumosa. Essa condição agrava as chances de alagamentos de transbordamentos de rios sobre a faixa da Fronteira Oeste, área na qual se encontra o Rio Uruguai que enfrenta a sua segunda cheia em menos de 6 meses. A chuva começa a dar uma trégua a partir da segunda-feira.