Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Instabilidades no Sul

21/05/2014 às 09:25
por Aline Tochio

Uma área de baixa pressão atmosférica se aprofundou entre o Sul do Brasil e o Paraguai durante a madrugada desta quarta-feira e formou nuvens muito carregadas, que estão avançando para a região Sul. Um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar polar) está na região do Pacífico Sul, entrando na América do Sul. Os meteorologistas costumam dizer que essa massa está "transbordando pelos Andes". Esta massa polar é da grande frente fria que avança sobre o centro-sul do Brasil nos próximos dias. Na imagem de satélite é possível ver que as nuvens já estão bem carregadas entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. As áreas brancas já indicam nuvens pesadas. As áreas vermelhas e amarelas indicam potencial para tempestades.

O radar meteorológico de Santiago, operado pela Aeronáutica, mostra chuva quase generalizada pelo centro-oeste gaúcho, e pequenos núcleos de chuva forte podem ser observados. Também há registro de intensa atividade elétrica na divisa com a Argentina.

No decorrer desta quarta-feira, as áreas de nuvens carregadas associadas com a frente fria avançam sobre o território gaúcho e se desloca para Santa Catarina e sul e oeste do Paraná. Há risco de temporais em todas essas áreas. Na quinta-feira, 22, a previsão é de chuva intensa no centro-oeste e norte do Paraná, e na sexta-feira essa chuva volumosa avança para o leste do Paraná e sul de São Paulo. No mapa abaixo está a previsão de chuva acumulada nos próximos 5 dias.