Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais calor e pancadas de chuva na Grande SP

24/10/2014 às 10:03
por César Soares

A menor quantidade de nuvens e o sol aparecendo forte já faz as temperaturas subirem na Grande São Paulo. Na quinta-feira (23) o maior período com sol forte já refletiu diretamente na temperatura máxima. Segundo informações da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (Zona Norte), a maior temperatura do dia foi de 29,5°C.

A imagem do satélite meteorológico mostra o ar seco ganhando força nos tons em marrom, as áreas em verde ainda representam um ar um pouco mais úmido e no norte do Estado a presença de áreas de instabilidade que provocam chuva já na manhã de sexta-feira (24).

A umidade cai um pouco pela manhã e não há a presença de muito vento, por isso a qualidade do ar vai caindo na cidade de São Paulo. E novamente, as estações de medição da CETESB tem registros de qualidade do ar moderada em diversos pontos da capital.

A chegada de umidade tanto vinda do interior quanto do oceano, vai favorecer a formação de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Como a chuva deve vir de forma rápida, não são esperados grandes volumes. A previsão é de chuva localizada, mas que pode vir com forte intensidade nas áreas em que ocorrerem.

Sol e mais chuva para o fim de semana

A nebulosidade vai aumentar um pouco já na manhã de sábado (25), mas o sol não será totalmente encoberto isso vai favorecer a sensação de abafamento no ar uma vez que a temperatura ficam pouco abaixo dos 30°C e há muita umidade disponível no ar. As chances de chuva aumentam e podem ocorrer entre a tarde e a noite. Essa condição também será vista  no domingo (26), ou seja, muitas nuvens, abafamento no ar e risco de pancadas de chuva pela tarde e noite.