Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais chuva para a Região Sul

19/09/2014 às 09:40
por César Soares

Fortes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil desde a última quinta-feira (18). Grandes nuvens carregadas se desenvolveram e provocaram chuva forte acompanhada de raios e grandes volumes acumulados principalmente sobre o noroeste gaúcho e oeste de Santa Catarina.

Em algumas cidades do oeste catarinense o volume de chuva acumulado em 24 horas ultrapassou os 100mm, segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.

Um sistema de baixa pressão atmosférica avançou pelo Paraguai e norte da Argentina e favoreceu o desenvolvimento de grandes nuvens carregadas sobre o oeste da Região Sul na manhã da quinta-feira. Ao longo do dia as áreas de instabilidades se espalharam sobre outras áreas provocando chuva com intensidade entre moderada e forte também sobre o centro-leste catarinense.

A sexta-feira (19) também começa com tempo instável e muitas nuvens ainda chegam na Região Sul mantendo a condição de chuva. Na imagem do satélite meteorológico as áreas em vermelho representam nuvens com grandes topos e desenvolvimento vertical que provocam chuva forte. As áreas em azuis e brancas indicam nuvens que também provocam chuva forte, no entanto não tão intensas quanto as áreas vermelhas. As áreas esverdeadas indicam chuva do tipo estratiforme.

  Mais chuva para a Região Sul do Brasil

A sexta-feira ainda terá um céu com muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Com os volumes de chuva que já caíram sobre diversas cidades, risco de alagamentos e deslizamento de terra aumenta. A chuva ainda pode vir com forte intensidade e em forma de temporais ao longo do dia, principalmente entre a tarde e o início da noite. As rajadas de vento novamente podem chegar aos 70 km/h.

No sábado (20) a chuva deve se concentrar mais sobre o oeste da Região e a intensidade das pancadas tendem a diminuir. No entanto, ainda há previsão de ventos mais fortes. No domingo (21), o sol já volta a aparecer um pouco mais e apesar de algumas nuvens ainda circularem, não há previsão de chuva.