Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais chuva para o Sul do Brasil

11/06/2014 às 21:49
por Josélia Pegorim

Chuva forte também no Paraná e em Santa Catarina

Paraná e Santa Catarina ainda não se recuperaram dos estragos causados pela chuva forte e volumosa que caiu entre os dias 4 e 8 de junho. Em muitas áreas dos dois estados, em 24 horas choveu mais do que a média normal para todo o mês de junho. A chuva não deu trégua durante 3 ou 4 dias seguidos e o resultado final foi o transbordamento de rios deixando cidades debaixo d´água, estradas intransitáveis, cobertas pela água dos rios, pontes e estradas destruídas, além de muitos desabrigados.

  No mapa, a cor azul representa áreas em que o acumulado de chuva em 8 dias ficou acima do normal.  

A previsão é de mais chuva para os próximos dias devido a passagem de outra frente fria. Desta vez, não vai chover tanto como na semana passada. Confira a previsão para a Região Sul.

Enchente na Argentina

 O excesso de chuva que caiu nos últimos dias no Sul do Brasil reflete também nos países vizinhos. A chuvarada que caiu sobre o Paraná e também sobre o sul de Mato Grosso do Sul alimenta o rio Paraná, que por sua vez alimenta o lago de Itaipu, as cataratas do Iguaçu. Mas o rio Paraná segue pelo sul do Paraguai e pelo nordeste da Argentina para depois desaguar no mar, no estuário do rio da Prata, em Buenos Aires. Por causa do grande volume de chuva que caiu nos últimos dias entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, o rio Paraná está subindo muito em território argentino e já alaga cidades de várias províncias. Em notícia desta quarta-feira, 11 de junho, o jornal Clarin (www. clarin.com) informava que mais de 50 mil pessoas estavam isoladas na província de Missiones.

  Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa: #temponojogo